Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10439

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística, Letras e Artes
Setor Departamento de Letras
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Viviane de Oliveira Souza
Orientador JOELMA SANTANA SIQUEIRA
Outros membros CARLOS FERRER PLAZA
Título Javier Marías e a consolidação de um estilo
Resumo Javier Marías (1951), um dos escritores espanhóis contemporâneos mais conhecidos e um dos intelectuais mais destacados tanto dentro como fora de seu país, é o autor das novelas Corazón tan blanco (1992) e Mañana en la batalla piensa en mí (1994), que representam o auge criativo do autor e afirmam a construção de um estilo pessoal e inconfundível dentro do panorama literário peninsular. Levando em consideração a importância de sua narrativa para o pensamento artístico e literário espanhol, o presente trabalho tem como objetivo apresentar as discussões iniciais de um projeto de mestrado, iniciado em março deste ano, que tem por base a análise da consolidação do estilo do escritor a partir das referidas novelas. No que toca à metodologia, a mesma teve por base, em um primeiro momento, a leitura das obras às quais se somou um considerável número de textos críticos e teóricos que permitiu não só entender o contexto histórico e cultural no qual se insere a novelística de Marías, como também identificar o diálogo com trabalhos do escritor Juan Benet e com a tradução que o próprio escritor fez do livro La vida y las opiniones del caballero Tristram Shandy, de Laurence Sterne. Logo, nos dedicamos à análise de elementos que nos permitiu estabelecer vínculos (a nível comparativo) entre as duas novelas. O primeiro ponto que faz-se necessário destacar é a existência de uma voz narrativa que domina os discursos. Outro elemento que cobra especial importância é o tempo, que aparece amplificado para que situações paralelas coexistam e se entrelacem nas digressões a partir das quais o narrador vai apresentando os temas e construindo intensas reflexões interiores que rompem qualquer possibilidade de um contrato de leitura realista tradicional. Destacam-se como forças motrizes dos relatos a mentira, o silencio, o segredo, o oculto, o fingimento, o engano e, principalmente, o poder da palavra que se diz e se escuta, fio condutor das relações dizer/escutar, saber/não saber, falar/calar-se que vão desdobrando-se ao longo das narrativas. Se em Corazón tan blanco admitimos como palavra-chave “no decir la palabra” e a presença do segredo como um dos temas centrais, em Mañana en la batalla piensa en mí poderíamos pensar no engano e no tema da “muerte sorpresiva” como os grandes motores narrativos. Cabe mencionar ainda a importância de Shakespeare na constituição do estilo mariasiano. Mañana en la batalla piensa en mí é um verso da obra Ricardo III e Corazón tan blanco provém de um verso de Macbeth: é na exegese shakespeariana que Marías propõe uma reflexão sobre a impossibilidade de alcançar a verdade sem a construção mediante a palavra. A modo de conclusão, destacamos que as novelas aqui comentadas afirmam a genialidade de um escritor que assumiu a linguagem como expressão máxima para a literatura.
Palavras-chave Romance espanhol contemporâneo, digressão, estilo literário.
Forma de apresentação..... Oral
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