Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10436

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística, Letras e Artes
Setor Departamento de Letras
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Beatriz Vieira Magdaleno
Orientador ANA LUISA BORBA GEDIEL
Outros membros Daiane Araujo Meireles
Título A formação de professores no Curso de Extensão em Língua Brasileira de Sinais (CELIB) da UFV.
Resumo O Curso de Extensão em Língua Brasileira de Sinais (CELIB) da Universidade Federal de Viçosa oferece aulas de LIBRAS para estudantes, professores, servidores e para a comunidade de Viçosa/MG e região. As aulas são ministradas por estudantes das licenciaturas da Universidade, que além de aprenderem a LIBRAS possuem a oportunidade da experiência de lecionar ainda na graduação. Portanto, o presente trabalho tem o propósito de mostrar a relevância do curso para complementar a formação dos licenciandos como futuros professores, tanto dessa língua como das suas áreas específicas. Nesse sentido, para que o estudante entre para a equipe do CELIB é necessário inscrever-se no processo seletivo para o Curso de Formação de Professores (CTP). Ao ser selecionado, o futuro professor participa de grupos de estudos referentes à LIBRAS, à didática, à elaboração de planos de aulas e às metodologias para o ensino da língua, além de entrarem como alunos para um dos níveis do CELIB e observarem a prática dos professores que já estão lecionando. Após um semestre ou um ano de formação no CTP, os alunos são avaliados através de uma aula, na qual ensinam algum conteúdo da LIBRAS para a coordenadora, a supervisora, a orientadora e aos demais professores da equipe. Os selecionados passam, então, a ministrar aulas no nível I do curso. Durante o semestre letivo, os professores contam com o apoio da coordenação, supervisão e da orientação pedagógica. Os planos de aula são preparados semanalmente e apresentados na reunião de orientação, com a finalidade de auxiliar os professores com as metodologias para o ensino da LIBRAS, já que é uma língua visual e precisa do uso de mídias, imagens e dinâmicas. Outras questões também são abordadas na reunião de orientação, como a forma na qual os cursistas serão avaliados, a discussão das metologias que funcionaram ou não, além de dificuldades que podem surgir relacionadas aos alunos e às aulas. O CELIB também apoia a continuidade da formação inicial dos professores após a finalização do CTP, oferecendo grupos de estudos referentes a gramática da LIBRAS, além de temas voltados para as principais necessidades que os professores demandam durante a atuação no curso. Com isso, o CELIB está formando profissionais capacitados, com experiências variadas em sala de aula e com todo o suporte necessário para problematizar as suas práticas de ensino, podendo revisa-lás, alterá-las e melhorá-las, muitas vezes antes das experiências dos estágios na graduação e do trabalho como profissionais formados. Portanto, o CELIB tem contribuído de forma ímpar na formação dos professores das licenciaturas que atuam no curso, já que todo o processo de instrução não se aplica apenas no ensino da LIBRAS, mas também nas variadas áreas dos professores, pensando também na educação inclusiva.
Palavras-chave Formação de professores, LIBRAS, Educação inclusiva
Forma de apresentação..... Oral
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