Resumo |
Diferentes pesquisas sobre o uso das TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) têm sido feitas dentro da Linguística Aplicada, mas a grande maioria está relacionada aos estudos de um determinado recurso das TDIC (Leal, 2015). Muitas pesquisas relacionando o uso de TDIC e crenças também são feitas com professores em formação continuada ou em formação inicial (Barcelos, 2007, Santos, 2010), mas os estudos realizados com jovens estudantes ainda são escassos. Assim, este trabalho tem como objetivo principal identificar as crenças dos estudantes do CAp-Coluni (Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa) quanto ao uso das TDIC para a aprendizagem da Língua Espanhola (LE). Como objetivo secundário, essa pesquisa busca identificar as crenças dos estudantes em relação à aprendizagem da LE, mapear quais os recursos das TDIC esses estudantes dizem usar e para quê eles a utilizam, buscando também entender se suas crenças estão relacionadas ao uso ou não das TDIC. Como referencial teórico nos baseamos nos estudos de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas (Barcelos, 2004, 2007, 2013), TDIC (Paiva, 2010, 2013; Valente, 2012) e crenças em relação às TDIC (Gilakjani, 2012, Leal 2015). Os participantes desse estudo são 138 estudantes do primeiro ano do EM do CAp-Coluni. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizados três questionários semiabertos, aplicados em momentos diferentes do ano letivo. Como resultados, podemos observar que a grande maioria nunca havia tido contato com a LE e, para eles, tratava-se de uma língua fácil. No entanto, observamos que a partir do ensino formal da língua houve uma mudança de crença em relação à importância dessa língua, passando a vê-la como importante para a comunicação e para o contato com outras culturas. Quanto às TDIC, os resultados sugerem que os estudantes compreendem a relevância das TDIC para a aprendizagem da LE, apontando diversas maneiras as quais elas poderiam ser utilizadas, porém foi possível perceber que o uso das TDIC na maioria dos casos restringe-se a outras utilidades, não diretamente relacionadas à aprendizagem da LE, como Facebook, Instagram e outros recursos. Portanto, é fundamental que pesquisas desse cunho sejam realizadas e cheguem a professores, a estudantes e a formadores de professores, para que assim, possam compreender melhor as crenças relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem da LE e ao uso das TDIC nesse processo, possibilitando que esse processo de aprendizagem seja mais efetivo. |