Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10424

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística, Letras e Artes
Setor Departamento de Letras
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Alice Mendes Duarte
Orientador ANA MARIA FERREIRA BARCELOS
Outros membros ANDREIA QUEIROZ RIBEIRO, Thaiane Gomes
Título Ensino de Inglês para terceira Idade: Relato de uma experiência entre CELIN e PMTI
Resumo A maioria das pesquisas sobre ensino e aprendizagem de línguas focaliza o ensino para crianças, adolescentes ou adultos (Pizzolato, 2008). Existem ainda muito poucos estudos a respeito do ensino de inglês para idosos ou terceira-idade. Isso pode estar relacionado ao preconceito ou visão vigente na sociedade em relação à velhice (Pizzolato, 2018). Felizmente, essa visão está se modificando e hoje já podemos ver uma nova mentalidade surgindo que retrata a terceira idade de forma mais positiva. Dentro dessa visão, várias iniciativas têm sido feitas para que essa população tenha muitas oportunidades de crescimento e desenvolvimento holístico. Dentre essas iniciativas, citamos o Programa Municipal para Terceira Idade da Prefeitura Municipal de Viçosa, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa. Este programa que existe há muito tempo, ainda não contava com ensino de línguas para seus participantes. A partir do desejo de um grupo de participantes de aprender a língua inglesa, o Curso de Extensão em Língua Inglesa (CELIN) do Departamento de Letras, em parceria com o PMTI/Departamento de Nutrição da UFV iniciaram o projeto: Ensino de inglês para idosos. O projeto tem como principais objetivos a promoção de uma melhor qualidade de vida para os idosos através de atividades que trabalham a cognição, visando uma melhoria da autoestima e a construção da cidadania, oportunizando experiências voltadas para a inserção social. Com isso espera-se contribuir para a promoção do envelhecimento ativo das pessoas idosas, permitindo uma melhoria na sua qualidade de vida. Nesta comunicação relatamos sobre o projeto, que teve inicio no primeiro semestre de 2018, as ações que foram realizadas e os resultados iniciais. Com uma turma de 9 alunos, o projeto conta com duas professoras voluntárias, licenciandas em Letras, que buscaram introduzir noções básicas da língua inglesa, de modo que, proporcionasse aos idosos maior independência e integração com o mundo globalizado e auxiliá-los para que tenham um envelhecimento ativo e saudável. A metodologia baseia-se na abordagem comunicativa de ensino de línguas em que o propósito é a comunicação em situações de uso real. Assim as atividades desenvolvidas englobam muita interação de pequenos diálogos entre os alunos visando à comunicação em situações cotidianas e de viagem (um desejo dos alunos), além de jogos e exercícios que treinam a memória. Os resultados até o momento nos permitem afirmar que os alunos encontram-se muito motivados e entusiasmados com a aprendizagem e com um bom rendimento. Além disso, eles se mostram também curiosos e questionadores. Para as professoras, essa experiência tem acrescentado muito em suas práticas e visão global da aprendizagem, dos diferentes tipos de aprendizes e suas características únicas além de reflexão constante sobre a adequação dos materiais às necessidades e desejos desse público.
Palavras-chave Ensino, Inglês, Terceira Idade
Forma de apresentação..... Oral
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