Resumo |
A maioria das pesquisas sobre ensino e aprendizagem de línguas focaliza o ensino para crianças, adolescentes ou adultos (Pizzolato, 2008). Existem ainda muito poucos estudos a respeito do ensino de inglês para idosos ou terceira-idade. Isso pode estar relacionado ao preconceito ou visão vigente na sociedade em relação à velhice (Pizzolato, 2018). Felizmente, essa visão está se modificando e hoje já podemos ver uma nova mentalidade surgindo que retrata a terceira idade de forma mais positiva. Dentro dessa visão, várias iniciativas têm sido feitas para que essa população tenha muitas oportunidades de crescimento e desenvolvimento holístico. Dentre essas iniciativas, citamos o Programa Municipal para Terceira Idade da Prefeitura Municipal de Viçosa, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa. Este programa que existe há muito tempo, ainda não contava com ensino de línguas para seus participantes. A partir do desejo de um grupo de participantes de aprender a língua inglesa, o Curso de Extensão em Língua Inglesa (CELIN) do Departamento de Letras, em parceria com o PMTI/Departamento de Nutrição da UFV iniciaram o projeto: Ensino de inglês para idosos. O projeto tem como principais objetivos a promoção de uma melhor qualidade de vida para os idosos através de atividades que trabalham a cognição, visando uma melhoria da autoestima e a construção da cidadania, oportunizando experiências voltadas para a inserção social. Com isso espera-se contribuir para a promoção do envelhecimento ativo das pessoas idosas, permitindo uma melhoria na sua qualidade de vida. Nesta comunicação relatamos sobre o projeto, que teve inicio no primeiro semestre de 2018, as ações que foram realizadas e os resultados iniciais. Com uma turma de 9 alunos, o projeto conta com duas professoras voluntárias, licenciandas em Letras, que buscaram introduzir noções básicas da língua inglesa, de modo que, proporcionasse aos idosos maior independência e integração com o mundo globalizado e auxiliá-los para que tenham um envelhecimento ativo e saudável. A metodologia baseia-se na abordagem comunicativa de ensino de línguas em que o propósito é a comunicação em situações de uso real. Assim as atividades desenvolvidas englobam muita interação de pequenos diálogos entre os alunos visando à comunicação em situações cotidianas e de viagem (um desejo dos alunos), além de jogos e exercícios que treinam a memória. Os resultados até o momento nos permitem afirmar que os alunos encontram-se muito motivados e entusiasmados com a aprendizagem e com um bom rendimento. Além disso, eles se mostram também curiosos e questionadores. Para as professoras, essa experiência tem acrescentado muito em suas práticas e visão global da aprendizagem, dos diferentes tipos de aprendizes e suas características únicas além de reflexão constante sobre a adequação dos materiais às necessidades e desejos desse público. |