Resumo |
A educação popular é um método educacional que se contrapõe ao modelo tradicional, pois se utiliza dos saberes empíricos e das realidades culturais de cada ator envolvido, a fim de viabilizar a construção de saberes e atuando como uma forma de transformação social dos indivíduos e construção de sua identidade. Dessa forma, os educandos são estimulados a participar ativamente da construção do saber através do diálogo e do entendimento de sua condição social, desenvolvendo suas habilidades cívicas. O presente trabalho visou analisar o perfil dos educandos provenientes de zonas rurais do município de Viçosa e região em um cursinho pré-Enem de Educação Popular na Universidade Federal de Viçosa, o CPDCE/UFV. A pesquisa foi feita com base em análises documentais. Em 2017, na tentativa de democratizar o acesso ao CPDCE/UFV, a forma de seleção de educandos foi modificada. Em anos anteriores à 2017, o processo de seleção era feito pela PCD (Pró-reitoria de Assuntos Comunitários) por meio de uma extensa lista de documentos, o que deixava pessoas da zona rural, por exemplo, de fora do processo. Isto porque, não conseguiam comprovar rendas fixas. A coordenação do CPDCE/UFV viabilizou o acesso por meio da redução do número de documentos a serem entregues e um questionário, respondido no ato da inscrição. Criou-se, ainda, grupos que realmente representem minorias sociais como: provenientes de zonas rurais, negros, indígenas, pessoas com idade acima de 30 anos, mães/pais entre outros. O CPDCE/UFV conta com 120 vagas. Estas vagas são divididas igualmente entre os grupos de representação, a escolha dos educandos dentro de cada grupo é feita por meio de sorteios, que são abertos ao público e acontecem mensalmente. As respostas ao questionário, fornecidas pelos candidatos no ato da inscrição para vagas no CPDCE/UFV, foram objeto de análise neste trabalho. A porcentagem de pessoas provenientes de zonas rurais no CPDCE/UFV, em 2017, foi de aproximadamente 13%. Os outros 87% correspondem a alunos provenientes de zonas urbanas. Destes 13%: (i) a maioria se autodeclarou negro ou pardo (73%); (ii) nenhum inscrito se declarou mãe ou pai; (iii) houve apenas uma inscrição de pessoa com mais de 30 anos; (iv) os principais meios de transporte para chegar a sede do CPDCE/UFV foram a lotação (paga) com aproximadamente 30% e ônibus gratuito (disponibilizados para alunos da UFV) com aproximadamente 43%. A partir destes dados foi possível apontar as dificuldades que os educandos provenientes de zonas rurais do CPDCE/UFV enfrentam, o que pode servir de ferramenta para o poder público (re)pensar algumas práticas, como a manutenção e ampliação da rede de transporte gratuito para esses educandos e incentivo para que mães/pais e maiores 30 anos possam continuar seus estudos. |