Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10422

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Departamento de Economia Rural
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Icaro Alves Ramiro
Orientador DIOGO TOURINO DE SOUSA
Título Perfil dos educandos provenientes de zonas rurais no CPDCE/UFV
Resumo A educação popular é um método educacional que se contrapõe ao modelo tradicional, pois se utiliza dos saberes empíricos e das realidades culturais de cada ator envolvido, a fim de viabilizar a construção de saberes e atuando como uma forma de transformação social dos indivíduos e construção de sua identidade. Dessa forma, os educandos são estimulados a participar ativamente da construção do saber através do diálogo e do entendimento de sua condição social, desenvolvendo suas habilidades cívicas. O presente trabalho visou analisar o perfil dos educandos provenientes de zonas rurais do município de Viçosa e região em um cursinho pré-Enem de Educação Popular na Universidade Federal de Viçosa, o CPDCE/UFV. A pesquisa foi feita com base em análises documentais. Em 2017, na tentativa de democratizar o acesso ao CPDCE/UFV, a forma de seleção de educandos foi modificada. Em anos anteriores à 2017, o processo de seleção era feito pela PCD (Pró-reitoria de Assuntos Comunitários) por meio de uma extensa lista de documentos, o que deixava pessoas da zona rural, por exemplo, de fora do processo. Isto porque, não conseguiam comprovar rendas fixas. A coordenação do CPDCE/UFV viabilizou o acesso por meio da redução do número de documentos a serem entregues e um questionário, respondido no ato da inscrição. Criou-se, ainda, grupos que realmente representem minorias sociais como: provenientes de zonas rurais, negros, indígenas, pessoas com idade acima de 30 anos, mães/pais entre outros. O CPDCE/UFV conta com 120 vagas. Estas vagas são divididas igualmente entre os grupos de representação, a escolha dos educandos dentro de cada grupo é feita por meio de sorteios, que são abertos ao público e acontecem mensalmente. As respostas ao questionário, fornecidas pelos candidatos no ato da inscrição para vagas no CPDCE/UFV, foram objeto de análise neste trabalho. A porcentagem de pessoas provenientes de zonas rurais no CPDCE/UFV, em 2017, foi de aproximadamente 13%. Os outros 87% correspondem a alunos provenientes de zonas urbanas. Destes 13%: (i) a maioria se autodeclarou negro ou pardo (73%); (ii) nenhum inscrito se declarou mãe ou pai; (iii) houve apenas uma inscrição de pessoa com mais de 30 anos; (iv) os principais meios de transporte para chegar a sede do CPDCE/UFV foram a lotação (paga) com aproximadamente 30% e ônibus gratuito (disponibilizados para alunos da UFV) com aproximadamente 43%. A partir destes dados foi possível apontar as dificuldades que os educandos provenientes de zonas rurais do CPDCE/UFV enfrentam, o que pode servir de ferramenta para o poder público (re)pensar algumas práticas, como a manutenção e ampliação da rede de transporte gratuito para esses educandos e incentivo para que mães/pais e maiores 30 anos possam continuar seus estudos.
Palavras-chave Educação Popular, social, público
Forma de apresentação..... Painel
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