Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10405

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Thainá Maria Silva Carvalho
Orientador LAURA PRONSATO
Título Dança na cultura digital: Criação em dança mediada por dispositivos tecnológicos
Resumo A presente pesquisa faz parte do programa de iniciação científica financiado pelo CNPQ, referente ao edital de Agosto de 2017 a Agosto de 2018. O projeto teve como objetivo ampliar as discussões acerca da arte-tecnologia dentro da Universidade Federal de Viçosa sob a ótica da dança mediada por dispositivos tecnológicos, propondo a experiência de criação em dança e tecnologia. A partir de uma abordagem qualitativa com foco no objeto de estudo, a pesquisa caracterizou-se como teórico-prático, aliando as informações encontradas na literatura com a participação em oficinas e pesquisa prática com softwares e aplicativos para smartphone. Compreender a Cultura Digital como contexto em que a dança mediada por dispositivos tecnológicos ocorre, bem como características desta área de criação foram essenciais para visualizar as especificidades da dança-tec. A pesquisa também entrou em diálogo com o projeto de extensão do Departamento de Arquitetura da Universidade Federal de Viçosa: Artes Digitais: Divulgação, qualificação e elaboração de performances, com participação nas oficinas de Introdução à Realidade Virtual e Introdução ao Video Mapping, realizadas em 2017, afim de conhecer tais tecnologias, que poderiam ser utilizadas na criação proposta no projeto. A partir desta experiência, a busca por demais tecnologias para a criação, resultou na produção do espetáculo ‘’ Trilha’’, onde a partir de um programa para computador e um aplicativo para smartphone, desenvolveu-se um sistema acionado pela dança. Com o tema do espetáculo voltado para a proposta de perceber o som de maneiras ímpares, o programa de computador capta os movimentos de dança e os transforma em som e o aplicativo para smartphone mostra as ondas sonoras do ambiente. Com o desejo de criar uma atmosfera sonora a partir do corpo, considerou-se compreender as tecnologias utilizadas para além do artefato que as suportam, bem como propor uma relação particular entre o corpo que dança e as tecnologias utilizadas. O espetáculo foi levado ao público em Julho de 2018, porém pretende-se realizar mais apresentações e discussões acerca do processo de criação, para que o tema tenha maior visibilidade e espaço dentro da Universidade.
Palavras-chave Dança-tecnologia, Cultura Digital, Arte-tecnologia
Forma de apresentação..... Oral
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