Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10397

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Luiza Aparecida de Paula Ferreira
Orientador ESTHER GIACOMINI SILVA
Outros membros Carolina de Sousa Soares, Júlia Bedeschi Guimaraes, Leandro Souza Silva, Liliane da Paixão Alvarenga, Lucas da Silva Costa, Mariana Felicit Martins, Thayane Lopes de Freitas, VANILDA DE PAIVA BASTOS
Título Lúdico, infância e prática pedagógica: articulações possíveis
Resumo A Ludoteca/UFV é um espaço destinado à realização de atividades que valorizam a brincadeira e o lúdico como práticas que auxiliam no desenvolvimento do cognitivo, social, afetivo e motor, além de promover a integração das crianças, suas famílias e educadores de Viçosa e das cidades da microrregião. O projeto “Lúdico, infância e prática pedagógica: articulações possíveis” atua junto aos professores da educação infantil e anos inicias do ensino fundamental, mobilizando-os a utilizar atividades lúdicas para trabalhar questões que fazem parte do cotidiano da sala de aula, como: diversidade cultural, étnica, física e social. Estas temáticas são refletidas com os professores em forma de oficina realizada pela bolsista do projeto. Todos os professores respondem um questionário sobre sua formação, atuação e prática pedagógica com a diversidade cultural e social. É disponibilizado para eles material contendo uma breve contextualização do projeto, junto com propostas de sequências didáticas e atividades interpretativas por meio do lúdico. Simultaneamente, são desenvolvidas atividades lúdicas com os graduandos voluntárias junto às crianças. Foram atendidas 9 escolas e 294 alunos de 4 a 12 anos de idade. Até o momento, participaram das atividades propostas pela bolsista 7 professoras, que atuam na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental na rede pública e filantrópica. Cinco professoras são de Viçosa e duas de Coimbra. A maioria é formada em pedagogia e uma em serviço social, com experiência docente de 4 meses a 20 anos e, idades entre 22 e 53 anos. O trabalho com as temáticas da diversidade cultural e valorização do lúdico obteve os seguintes propósitos informados pelos professores: o interesse da maioria em realizar as atividades pedagógicas propostas com seus alunos em sala de aula; motivação dos docentes no momento da realização das oficinas de integração para trabalhar questões como, a valorização de diversidade cultural, étnica, social, a partir de histórias infantis e atividades dentro de sala de aula; satisfação com o trabalho proposto e sugestões para aperfeiçoamento; valorização da cultura, nas suas várias vertentes no espaço escolar; ampliação da formação do licenciando com reflexões teóricas e práticas, articulando ensino, pesquisa e extensão. O projeto busca continuar a ampliação do oferecimento das oficinas na rede pública de ensino, sensibilizando e capacitando os docentes sobre a importância de abordar temas como a diversidade étnica e cultural, articulando as várias pluralidades e o respeito às concepções individuais, desenvolvida por meio das vivências lúdicas.
Palavras-chave lúdico, diversidade, formação docente
Forma de apresentação..... Painel
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