Outros membros |
Carolina de Sousa Soares, Júlia Bedeschi Guimaraes, Leandro Souza Silva, Liliane da Paixão Alvarenga, Lucas da Silva Costa, Mariana Felicit Martins, Thayane Lopes de Freitas, VANILDA DE PAIVA BASTOS |
Resumo |
A Ludoteca/UFV é um espaço destinado à realização de atividades que valorizam a brincadeira e o lúdico como práticas que auxiliam no desenvolvimento do cognitivo, social, afetivo e motor, além de promover a integração das crianças, suas famílias e educadores de Viçosa e das cidades da microrregião. O projeto “Lúdico, infância e prática pedagógica: articulações possíveis” atua junto aos professores da educação infantil e anos inicias do ensino fundamental, mobilizando-os a utilizar atividades lúdicas para trabalhar questões que fazem parte do cotidiano da sala de aula, como: diversidade cultural, étnica, física e social. Estas temáticas são refletidas com os professores em forma de oficina realizada pela bolsista do projeto. Todos os professores respondem um questionário sobre sua formação, atuação e prática pedagógica com a diversidade cultural e social. É disponibilizado para eles material contendo uma breve contextualização do projeto, junto com propostas de sequências didáticas e atividades interpretativas por meio do lúdico. Simultaneamente, são desenvolvidas atividades lúdicas com os graduandos voluntárias junto às crianças. Foram atendidas 9 escolas e 294 alunos de 4 a 12 anos de idade. Até o momento, participaram das atividades propostas pela bolsista 7 professoras, que atuam na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental na rede pública e filantrópica. Cinco professoras são de Viçosa e duas de Coimbra. A maioria é formada em pedagogia e uma em serviço social, com experiência docente de 4 meses a 20 anos e, idades entre 22 e 53 anos. O trabalho com as temáticas da diversidade cultural e valorização do lúdico obteve os seguintes propósitos informados pelos professores: o interesse da maioria em realizar as atividades pedagógicas propostas com seus alunos em sala de aula; motivação dos docentes no momento da realização das oficinas de integração para trabalhar questões como, a valorização de diversidade cultural, étnica, social, a partir de histórias infantis e atividades dentro de sala de aula; satisfação com o trabalho proposto e sugestões para aperfeiçoamento; valorização da cultura, nas suas várias vertentes no espaço escolar; ampliação da formação do licenciando com reflexões teóricas e práticas, articulando ensino, pesquisa e extensão. O projeto busca continuar a ampliação do oferecimento das oficinas na rede pública de ensino, sensibilizando e capacitando os docentes sobre a importância de abordar temas como a diversidade étnica e cultural, articulando as várias pluralidades e o respeito às concepções individuais, desenvolvida por meio das vivências lúdicas. |