Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10387

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FNDE
Primeiro autor Claudinéia Selso Siqueira
Orientador CRISTIANE APARECIDA BAQUIM
Outros membros Rita de Cássia de Souza Paula, Tatiana Gomes Costa, Valdirene de Jesus Ferreira
Título Acesso e percurso de mulheres de camadas populares no ensino superior: experiências contadas por graduandas petianas
Resumo O objetivo do trabalho é apresentar, a partir de um relato de experiências, a análise do percurso formativo de quatro alunas provenientes de camadas populares, estudantes de Pedagogia e que integram o Programa de Educação Tutorial (PET/EDU) da Universidade Federal de Viçosa. Analisaremos como as diversas formas de opressão se operam no cotidiano da escola e da universidade, especialmente considerando-se a questão de gênero articulada à compreensão da luta de classes. Para tanto, esse trabalho será dividido em três momentos: no primeiro momento será realizado o embasamento teórico utilizando autores como Saffioti (1976) e Beauvoir (1949), que abordam as questões históricas e sociais acerca da diferença de gênero, pois as mulheres por muito tempo foram submissas, ficando apenas a cargo dos afazeres nos lares. Com o avanço do sistema capitalista, a necessidade de essas trabalharem para auferir uma renda tornou-se premente, mas isso não se reverteu necessariamente na valorização dessa mão-de-obra. Saffioti (1976, p.84) constata que “na medida em que a mulher foi, em sua expressão, ‘o primeiro ser humano a sofrer a escravidão’, antes mesmo que esta existisse como fundamento de um modo de produção, a mulher carrega o pesado fardo da tradição de subalternidade.” Na educação, avançou-se especialmente com a ampliação do acesso das mulheres das camadas populares à educação superior, pois houveram momentos em que nem frequentar a escola podiam. No Brasil enfrentaram várias dificuldades para conseguirem ter acesso ao ensino, pois por muito tempo a escolarização era exclusividade dos homens. No segundo momento vamos discorrer, então, sobre a questão das mulheres no ensino superior, a partir da nossa percepção enquanto integrantes do PET/EDU, um grupo que objetiva desenvolver atividades conjugadas de pesquisa, ensino e extensão, e que volta seu olhar para estudantes de camadas populares e para a questão da opressão que sofrem alguns grupos, sendo um deles as mulheres. Nesse sentido, iremos discorrer sobre as desigualdades advindas da questão do gênero e as dificuldades das mulheres para ingressar e/ou permanecer no ensino superior, destacando as formas de lutas e as resistências que enfrentam, refletindo especialmente a partir de nossas próprias experiências pessoais de escolarização. Ambos momentos embasam a realização do terceiro, onde relatamos nossas experiências em relação a etnias diferentes, pois somos quatro estudantes, mulheres, provenientes de camada popular, sendo duas negras, uma parda e uma branca, e cursamos o mesmo período do curso Pedagogia, além de nos preocuparmos com as questões sociais aqui apresentadas. Demostraremos que ainda há um conjunto de fatores sociais, culturais e econômicos que contribuem para manter a mulher em uma condição inferior na sociedade, um fato que se agrava ainda mais quando se trata de mulheres provenientes dos meios rurais ou das periferias dos centros urbanos.
Palavras-chave Gênero e luta de classes, Camadas populares, Escolarização superior.
Forma de apresentação..... Painel
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