Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10379

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Mirele Herculina Pires
Orientador ADEMIR NUNES RIBEIRO JUNIOR
Outros membros Amanda de Macedo Silva, João Vitor Andrade, Jose Victor Soares da Silva, Juliana Viana Rodrigues de Castro, Luiza Possa Pereira, Marina Barbosa Bonisson, Patricia Antonieta Vieira
Título A experiencia de discentes de enfermagem na utilização do lúdico-dialógico no debate sobre dependência química
Resumo Introdução: A dependência química é um tema que tem se tornado cada vez mais importante para a área da saúde, sobretudo pelo fato de vivermos em uma sociedade onde o número de usuários, bem como o consumo de drogas cresce diariamente. Este consumo tem na maioria das vezes o objetivo de fornecer prazer, amenizar ansiedade, receios e tensão, podendo até ser realizado para aliviar dores físicas. Porém, a utilização de substancias tais como o álcool e outras drogas, quando de maneira repetitiva e de forma abusiva, sem conseguir-se controlar o consumo, pode ocasionar a dependência química. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a dependência química como uma doença crônica e recorrente. O que caracteriza a mesma como um problema de saúde pública, que tem ultrapassado as fronteiras emocionais, sociais, políticas e nacionais, além de gerar preocupação em toda a sociedade. Ante ao exposto, um grupo de discentes de enfermagem da Universidade Federal de Viçosa, desenvolveu uma atividade lúdica para a abordagem da temática em questão nas aulas práticas da disciplina de enfermagem em saúde mental e psiquiatria, que ocorreram na Estratégias de Saúde da Família (ESF) do município de Viçosa. Objetivo: Relatar a experiência de discentes de enfermagem na realização de uma oficina dialogada de forma lúdica, na ESF, sobre os mitos e verdades em relação a dependência química. Descrição das principais ações: A atividade foi realizada em formato de lúdico-dialógico no mês de junho de 2018. Sendo desenvolvida na ESF do bairro Barrinha, tendo como participantes os indivíduos que estavam na sala de espera. Inicialmente foi entregue aos participantes, uma placa, contendo a palavra “mito” em um verso e a palavra “verdade” no outro, esta deveria ser levantada conforme feitas as perguntas sobre dependência química. Posteriormente as questões eram explanadas e as respostas corretas eram enfatizadas. Concomitantemente ocorreu um diálogo entre os ministrantes e os participantes da atividade. Ao encerrar as questões, foi debatido com os participantes sobre a importância da temática e de sua abordagem junto aos indivíduos e famílias. Resultados: A atividade contou com 8 participantes no total. Percebeu-se que os presentes no diálogo, conseguiram classificar os mitos e verdades em relação a dependência química, apresentando conhecimento prévio e de senso comum, a maneira como a temática foi abordada possibilitou a compreensão e ressignificação por parte dos participantes. Conclusão: A ESF tem um papel fundamental nas estratégias de educação em saúde e a atividade lúdica apresenta uma importante maneira de estímulo e de diversão, possibilitando uma educação que facilita a aprendizagem com garantia da consciência dos danos, mitos e verdades relacionadas a dependência química.
Palavras-chave Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias, Atenção Primária à Saúde, Educação em Saúde
Forma de apresentação..... Painel
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