ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Pesquisa |
Área de conhecimento |
Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática |
Engenharia/Tecnologia |
Setor |
Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica |
Bolsa |
PIBIC/CNPq |
Conclusão de bolsa |
Sim |
Apoio financeiro |
CNPq |
Primeiro autor |
Letícia Assis Carmo |
Orientador |
DANIELLE DIAS SANT ANNA MARTINS |
Outros membros |
ALEXANDRE NAVARRO DA SILVA, ALVARO MESSIAS BIGONHA TIBIRIÇA, Beatriz Teixeira Saraiva, Bianca Fernandes Silva |
Título |
Proposta de ensino a distância nas aulas práticas da engenharia de produção |
Resumo |
A educação a distância tem se tornado uma alternativa cada dia mais viável na busca pelo conhecimento além das barreiras físicas da sala de aula. Sua aplicação permite um aprendizado mais dinâmico, em que são respeitadas as características individuais de cada estudante, permitindo a flexibilização da rotina de estudos e proporcionando maior autonomia no ato de aprender. O presente trabalho objetiva avaliar os resultados obtidos após a aplicação inédita da modalidade semipresencial na disciplina EPR 421 – Pesquisa Operacional Aplicada à Engenharia de Produção, a qual foi oferecida no primeiro semestre do ano de 2018 aos alunos do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Viçosa (UFV), e compará-los com os resultados alcançados pela turma que frequentou a totalidade das aulas na modalidade presencial, no segundo período do ano de 2017. Para que fosse possível o oferecimento da disciplina na nova modalidade, foram realizadas diversas reuniões com representantes da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da universidade que, além de prestarem apoio durante a tramitação do processo, também auxiliaram no desenvolvimento dos materiais de apoio, tais como vídeos tutoriais, aulas narradas, vídeo de apresentação e manual do aluno. Durante o período letivo, também foram estabelecidos canais de comunicação entre professora e alunos e foi disponibilizado um horário de atendimento com as monitoras para o esclarecimento de dúvidas sobre os exercícios. Os resultados obtidos apontam que houve um aumento de aproximadamente 3,5% no valor das notas finais em comparação com o ano passado e, a partir disso, foi possível concluir que a nova modalidade de oferecimento da disciplina contribuiu com a absorção do conteúdo pelos alunos e que resultados ainda melhores podem ser alcançados nos próximos períodos, uma vez que a etapa de experiência inicial foi concluída e as melhorias propostas serão colocadas em prática. Dessa forma, o objetivo do trabalho foi alcançado e os resultados obtidos foram satisfatórios e dentro do esperado. |
Palavras-chave |
educação a distância, ead, métodos de apredizagem |
Forma de apresentação..... |
Oral |