Resumo |
Introdução: o câncer infantil gera sofrimento e fragilidade no paciente e sua família, em virtude das transformações físicas, sociais, emocionais e na rotina de vida dos envolvidos, que exigem dos profissionais de saúde e Enfermagem a utilização de estratégias, como o uso do lúdico, visando amenizar os impactos decorrentes da hospitalização. Objetivo: compreender quais mecanismos de enfrentamento são utilizados pela equipe de enfermagem junto aos pacientes internados na Oncologia Pediátrica. Metodologia: pesquisa qualitativa, realizada com 13 profissionais da equipe de enfermagem (Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem) de um hospital oncológico do interior de Minas Gerais. O critério de inclusão utilizado foi o tempo de atuação mínimo de 6 meses no setor, justificado pela maior vivência em relação aos mecanismos de enfrentamento utilizados pelos profissionais da equipe. A coleta de dados ocorreu no período de outubro de 2017 a fevereiro de 2018, por meio de um roteiro de entrevista. A pesquisa respeitou os aspectos éticos. Resultados: elaborou-se três categorias, que apontaram que o lúdico é uma ferramenta empregada para facilitar o enfrentamento das crianças em relação a doença e seu tratamento, sendo de suma importância no cuidado esses pacientes, já que favorece a comunicação entre os cuidadores e a mesma. Além disso, percebe-se que o mesmo possibilita a expressão de sentimentos, ameniza os sentimentos negativos que permeiam a internação hospitalar e permite o resgate do mundo infantil. Dentre as estratégias utilizadas para aplicação do lúdico encontrou-se o uso de tecnologias leves e duras no cuidado oncológico pediátrico. Conclusão: o lúdico é um instrumento aplicado pela equipe de Enfermagem que contribui significativamente para o enfrentamento dos pacientes internados na Oncologia Pediátrica frente a doença e auxilia no cuidado neste setor. Dessa forma, cabe aos profissionais de Enfermagem compreender a importância e a necessidade da aplicação do lúdico no contexto da assistência em saúde Pediátrica. |