Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10342

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Stéphanie Fagundes Álvares
Orientador NAYARA MACEDO DE LIMA JARDIM
Outros membros VANILDA DE PAIVA BASTOS
Título Ciências na Educação Infantil: conhecendo a codorna e a galinha a partir do trabalho com projetos
Resumo Este trabalho trata-se de um relato do desenvolvimento do projeto de intervenção intitulado “Animais que botam ovos – aves: a codorna e a galinha”. Tal projeto foi realizado como parte das exigências da disciplina EIN 386 – Ciências Naturais e Sociais e teve como público-alvo as crianças da sala três do turno da tarde do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI), localizado dentro da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O projeto objetivou trabalhar as ciências sociais e naturais com as crianças da Educação Infantil de forma lúdica e construtiva. A temática explorada foi animais ovíparos destacando a classe das aves e focando em dois animais sendo eles a codorna e a galinha. A importância de trabalhar esse assunto com as crianças da Educação Infantil justifica-se, principalmente, por ser um conteúdo de grande interesse das crianças, assim, despertando a curiosidade e o intuito investigativo para que elas tenham vontade de pesquisar além do que é disponibilizado para elas. A introdução desse estudo com crianças pequenas viabiliza a inserção e o aprendizado de subáreas das ciências sociais e ciências naturais de forma a proporcionar um conhecimento sobre essas áreas, ou seja, ao trabalhar as ciências na educação infantil é preciso um estudo aprofundado para ingressar os conhecimentos corretos de cada área, como a biologia, a história, a matemática, a química, entre outros conhecimentos. A metodologia utilizada foi o trabalho com projetos através de atividades lúdicas. O registro das atividades ocorreu por meio das anotações realizadas durante a atividade juntamente com as crianças e por fotografias. Com o desenvolvimento das atividades foi possível verificar que as crianças conseguiram identificar uma codorna, sabendo que animal era esse, assim como seu o ovo. Foi perceptível também que elas adquiriram uma percepção melhor sobre esse animal, ou seja, diferenciá-lo de uma galinha, saber que é uma ave que tem um voo alto e rápido; identificar qual é sua alimentação, a sua importância. Ressalta-se também que as intervenções possibilitaram às crianças um momento de construção do conhecimento científico no qual tiveram a oportunidade de discutir sobre o tema abordado, expondo suas opiniões, levantando hipóteses sobre os questionamentos realizados, (re)descobrindo determinados conceitos e observando na prática o que foi argumentado na teoria. Dessa forma, o projeto e suas atividades tiveram uma contribuição muito importante para o conhecimento das crianças, reafirmando certos saberes já existentes e construindo novos, além de possibilitar um momento de observação, discussão e exploração às mesmas. Ainda contribuiu, de forma significativa, para minha formação enquanto docente, me possibilitando a reflexão sobre práticas pedagógicas na Educação Infantil.
Palavras-chave Ciências Sociais e Naturais, Educação Infantil, Aves.
Forma de apresentação..... Painel
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