Resumo |
Este trabalho trata-se de um relato do desenvolvimento do projeto de intervenção intitulado “Animais que botam ovos – aves: a codorna e a galinha”. Tal projeto foi realizado como parte das exigências da disciplina EIN 386 – Ciências Naturais e Sociais e teve como público-alvo as crianças da sala três do turno da tarde do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI), localizado dentro da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O projeto objetivou trabalhar as ciências sociais e naturais com as crianças da Educação Infantil de forma lúdica e construtiva. A temática explorada foi animais ovíparos destacando a classe das aves e focando em dois animais sendo eles a codorna e a galinha. A importância de trabalhar esse assunto com as crianças da Educação Infantil justifica-se, principalmente, por ser um conteúdo de grande interesse das crianças, assim, despertando a curiosidade e o intuito investigativo para que elas tenham vontade de pesquisar além do que é disponibilizado para elas. A introdução desse estudo com crianças pequenas viabiliza a inserção e o aprendizado de subáreas das ciências sociais e ciências naturais de forma a proporcionar um conhecimento sobre essas áreas, ou seja, ao trabalhar as ciências na educação infantil é preciso um estudo aprofundado para ingressar os conhecimentos corretos de cada área, como a biologia, a história, a matemática, a química, entre outros conhecimentos. A metodologia utilizada foi o trabalho com projetos através de atividades lúdicas. O registro das atividades ocorreu por meio das anotações realizadas durante a atividade juntamente com as crianças e por fotografias. Com o desenvolvimento das atividades foi possível verificar que as crianças conseguiram identificar uma codorna, sabendo que animal era esse, assim como seu o ovo. Foi perceptível também que elas adquiriram uma percepção melhor sobre esse animal, ou seja, diferenciá-lo de uma galinha, saber que é uma ave que tem um voo alto e rápido; identificar qual é sua alimentação, a sua importância. Ressalta-se também que as intervenções possibilitaram às crianças um momento de construção do conhecimento científico no qual tiveram a oportunidade de discutir sobre o tema abordado, expondo suas opiniões, levantando hipóteses sobre os questionamentos realizados, (re)descobrindo determinados conceitos e observando na prática o que foi argumentado na teoria. Dessa forma, o projeto e suas atividades tiveram uma contribuição muito importante para o conhecimento das crianças, reafirmando certos saberes já existentes e construindo novos, além de possibilitar um momento de observação, discussão e exploração às mesmas. Ainda contribuiu, de forma significativa, para minha formação enquanto docente, me possibilitando a reflexão sobre práticas pedagógicas na Educação Infantil. |