ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Pós-graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Ciências Humanas |
Setor | Departamento de Educação |
Conclusão de bolsa | Não |
Primeiro autor | Cecília Carmanini de Mello |
Orientador | JOANA D'ARC GERMANO HOLLERBACH |
Título | Órgãos Multilaterais e a Educação a Distância para o Ensino Médio |
Resumo | Este trabalho tem como objetivo analisar o documento “Reforma de la educación primaria y secundaria en America Latina” publicado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em junho de 2000. Nosso objetivo principal é perceber a influência de órgãos multilaterais no sistema de ensino brasileiro usando o documento do BID, mas nos valendo de referências que estudaram outras agências de financiamento, como o Banco Mundial, que guarda muitas similaridades com a agenda proposta pelo BID. Dessa forma, buscamos salientar a influência dessas instituições no Brasil, onde, infelizmente encontram terreno fértil para vigorar. A presença dessas organizações internacionais se faz via discurso e também através de ações políticas fortes, mas que podem encontrar limitações, portanto não agem em espaços neutros, mas em estreita colaboração com forças locais ligadas a setores estratégicos da educação. Aqui daremos mais atenção ao ensino secundário, pois é este o foco do projeto de pesquisa apresentado ao Programa de Pós Graduação em Educação. De acordo com o projeto serão analisados documentos do grupo Banco Mundial (BM) para a compreensão do Ensino Médio brasileiro e como a ação dessa instituição multilateral influenciou e ainda influencia nas reformas implementadas no ensino médio público e no desenvolvimento da educação privada de nível médio. O texto será construído por meio da análise do documento do BID e dos tópicos identificados ao longo de sua leitura, estabelecendo possíveis relações com outros textos ligados ao meu objeto de pesquisa. Assim, será feita uma análise documental que também é um esforço de adentrar no campo de pesquisa em que venho fazendo leituras e que me levaram a escrever o projeto de pesquisa já citado. Pesquisas documentais são importantes mais porque ajudam a melhor visualizar um problema do que por solucioná-lo de fato. Aqui buscamos tecer alguns questionamentos iniciais sobre o papel das organizações multilaterais, mas sem esquecer que não nos cabe a neutralidade. Podemos agir conforme ditam as forças externas que ressoam no atual sistema de ensino ou podemos adotar uma postura mais combativa fazendo das nossas salas de aula espaços de resistência em que podemos cultivar um ensino que objetive formar cidadãos conscientes e críticos acerca de seu papel na sociedade e trabalhadores emancipados para que possamos pensar alternativas para além do capital buscando superar a exploração capital-trabalho. |
Palavras-chave | Ensino Médio, Ensino a Distância, Tecnologia. |
Forma de apresentação..... | Oral |