ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Ciências Humanas |
Setor | Departamento de Educação |
Conclusão de bolsa | Não |
Primeiro autor | Sara Abreu |
Orientador | FABRICIO VASSALLI ZANELLI |
Título | Processos educativos na luta e resistência à mineração na Serra do Brigadeiro |
Resumo | As práticas educativas dos movimentos sociais tem sido objeto de estudo por instituições de pesquisa e organizações da sociedade civil. Estes estudos tem permitido compreender os problemas enfrentados, a forma de superá-los, e a dinâmica pela qual este movimento de transformação da realidade se constitui em processo educativo. Existem especificidades entre os diferentes movimentos sociais, cada um tem sua própria dinâmica de vivenciar os conflitos e lidar com os sujeitos e os territórios nos quais estão inseridos. Apesar disso, estudiosos vem apontando que, de maneira geral os movimentos sociais em suas ações cotidianas podem desenvolver pedagogias próprias, seja na elevação de consciência da população, seja contribuindo para seu empoderamento e engajamento nas lutas sociais. Na Zona da Mata de Minas Gerais, especificamente na região do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, esses processos educativos têm se desenvolvido em torno da resistência à mineração e da formação política dos sujeitos envolvidos, através de ações como: assembleias populares na mineração, reuniões, rodas de conversas, formações, intercâmbios e atos culturais. Estas ações tem contribuído para animar, resgatar a identidade, mobilizar e elevar o grau de consciência, canalizando para a luta de emancipação. Entre os atores deste contexto daremos destaque ao Movimento pela Soberania popular na Mineração (MAM). Esse projeto de pesquisa, ainda em andamento, tem os seguintes objetivos: compreender a questão mineral na região da Zona da Mata mineira; compreender o processo de resistência à mineração na região da Zona da Mata; compreender a pedagogia do MAM; analisar o trabalho de base realizado pelo MAM, e; analisar os processos educativos presentes na formação de quadro de militantes da região. E se destinará a compreender como o trabalho de base realizado no processo de resistência à chegada da mineração na Zona da Mata mineira se constitui em um processo educativo na formação de quadros de militantes do MAM. E terá como metodologia as pesquisas bibliográficas sobre: a questão mineral no Brasil, o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro e a pedagogia utilizada pelo MAM; planejamento e realização da roda de conversa com os membros da comissão de enfrentamento à mineração na região e lideranças dos municípios/comunidades; entrevistas individuais semiestruturadas com lideranças do território e com os militantes do MAM para compreender os conflitos socioambientais, a história de resistência e do movimento, além dos processos e ações pedagógicas do MAM no território da Serra do Brigadeiro e na Zona da Mata de Minas Gerais. Até o presente momento, na fase exploratória da pesquisa, conseguimos identificar ruma base de estudos considerável acerca da questão mineral no Brasil. Identificamos também um contexto social efervescente de tensões na região, envolvendo conflitos e resistências na defesa da agricultura familiar camponesa e da soberania popular na mineração. |
Palavras-chave | Processo educativo, resistência a mineração, trabalho de base |
Forma de apresentação..... | Painel |