Resumo |
A sociedade demanda um novo papel e função para os avós no âmbito familiar nos aspectos sociais e afetivos. Um dado relevante para explicar essas demandas é o destaque para o envelhecimento da população e o aumento da expectativa de vida, o que implica na permanência de diferentes gerações convivendo no espaço familiar, evidenciando-se maior aproximação entre os netos e seus avós, pois eles conseguem acompanhar mais a vida dos adolescentes. Há casos de avós que criam e mantém os netos, inclusive aqueles que já ingressaram no ensino superior. Partindo dessa discussão inicial, é que surgiu a proposta de pesquisa de analisarmos essa questão na realidade brasileira, com o objetivo de caracterizar a relação entre avós e estudantes universitários, assim como os diferentes tipos de apoio incrementados ao desenvolvimento acadêmico-profissional no ensino superior. Para a construção do embasamento teórico foram feitas buscas bibliográficas no banco de dados da Scielo, no qual foram priorizados autores que discutissem o assunto nas áreas de psicologia, serviço social e educação, tomando-se como descritores os seguintes termos: a avosidade, intergeracionalidade, relação avós e netos. A pesquisa empírica foi realizada através de parceria entre pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV), do Centro Universitário Euro-Americano –(Unieuro- DF) e da Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ-MG). No recorte realizado com estudantes da UFV, utilizou-se para a coleta de dados um questionário online, aplicado para cem alunos da instituição, dirigido aos estudantes universitários que mantenham relacionamento/contato com os avós. Para a organização e interpretação dos dados recorreu-se à análise de conteúdos considerando-se as seguintes categorias: relação avós e netos, rede de apoio afetiva, e o papel dos avós na vida do neto. O trabalho ainda está em andamento, mas resultados parciais sugerem que o apoio recebido pelos universitários promovidos pelos avós diz respeito às questões cognitivas, afetivas, sociais, culturais, financeiras e ao dialogo intergeracional. Espera-se que os resultados do estudo contribuam para compreendemos se os impactos positivos do apoio dos avós favorecem a permanência desses estudantes na universidade, e os tipos de conflitos que emergem relacionados à interferência dos avós nas decisões relativas à escolha profissional e vida afetiva dos netos. |