Resumo |
Atualmente a inovação é compreendida como um grande diferencial competitivo para as organizações. Além disso, o mercado vem se modificando, fazendo com que o empreendedorismo seja um tema cada vez mais presente e discutido. Com o intuito de fomentar o empreendedorismo no Brasil e, principalmente, nas instituições de ensino superior (IES), o presente trabalho tem como principal objetivo identificar a percepção da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Viçosa (UFV) quanto ao contexto empreendedor do ecossistema local e a criação e aplicação de uma metodologia de ensino de empreendedorismo, visando aprimorar as relações universidade, empresa e governo. Através de questionário aplicado para alunos e professores da UFV, foi possível fazer um levantamento das principais ações de empreendedorismo existentes, quais a comunidade acadêmica tem mais facilidade de acesso e qual se quer ver acontecendo com uma maior frequência no âmbito acadêmico. Ainda com dados com dados obtidos do questionário, foi analisado com auxílio do software Iramuteq a percepção da comunidade acadêmica perante o empreendedorismo e a sua importância dentro da universidade. Quanto ao programa de ensino de educação empreendedora, foi feito um benchmarking com as principais metodologias utilizadas nas universidades americanas, proporcionando um rico embasamento teórico para definir os parâmetros da metodologia, permitindo também criar um quadro que poderia ser utilizado como ferramenta de busca de materiais relacionados ao empreendedorismo. Para validar todo processo, foi feita a aplicação de uma proposta piloto com a duração de 3 aulas com a turma da disciplina PRE 414 - Projeto de empreendedorismo e criação de novos negócios, onde foram abordados os temas: Apresentações de ideia, Validação da ideia e do negócio, Modelagem de negócios, Apresentações de impacto e Pitch. Ao final da aplicação do piloto, a partir dos feedbacks pode-se verificar que a abordagem do programa foi pertinente ao propósito e servirá de base para a replicação do método de ensino em uma próxima oportunidade. Sendo assim, podemos perceber o interesse dos integrantes da UFV sobre o tema, o que nos leva a acreditar que deve ser incorporado institucionalmente, bem como a inserção de iniciativas que promovam a disseminação da cultura empreendedora. |