Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10289

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Bruno Cabral Costa
Orientador ALVANIZE VALENTE FERNANDES FERENC
Título Avaliação da aprendizagem no ensino superior: estrategias ativas de ensino-aprendizagem em disciplinas de massa
Resumo Este trabalho se originou do projeto “Avaliação da aprendizagem no ensino superior: um estudo das estratégias ativas de ensino-aprendizagem em disciplinas de massa”, inserido na linha de pesquisa “Educação Pública: Sujeitos e Práticas”, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Tem como objetivo analisar o uso de estratégias alternativas de ensino aplicadas em disciplinas de massa, na Universidade Federal de Viçosa, investigando os desafios encontrados pelos professores e estudantes participantes da disciplina BIO 131 – Ecologia Básica, ofertada pelo Departamento de Biologia da UFV. A disciplina BIO 131 atende, em média, um contingente de 500 alunos por período. Essas disciplinas são conhecidas como “disciplinas de massa”. Em geral, as disciplinas de massa acolhem alunos de diversas áreas e cursos, intensificando os desafios do processo de ensino-aprendizagem. Nas disciplinas com maior número de estudantes o professor tem menos condições de assessorar os alunos e orientar a autonomia no processo de ensino-aprendizagem, o que tem se mostrado como um dos fatores que gera piores resultados nas avaliações e eleva os níveis de desinteresse e reprovação na disciplina. Felder e Brent (1999) apresentam bons exemplos de estratégias de ensino que favorecem a aprendizagem, como a de aprendizagem ativa, opções alternativas que surgem para superar os desafios da atuação docente nas disciplinas de massa. Para superar os reais problemas de desinteresse e reprovação nas disciplinas de massa, é necessário analisar as estratégias de ensino que atendem melhor as necessidades e expectativas dos estudantes. Para isso, proponho avaliar o efeito das estratégias de aprendizagem ativas no processo de ensino-aprendizagem em disciplinas de massa. Nesse projeto busco avaliar o uso de estratégias alternativas de ensino aplicadas em disciplinas de massa na UFV, explorando o desempenho nas provas dos alunos que tiveram aulas ativas em relação àqueles que foram submetidos a aulas expositivas; os desafios que interferem diretamente na qualidade do ensino em disciplinas de massa; o nível de formação docente para atuação em disciplinas de massa; o histórico das estratégias utilizadas em disciplinas de massa, por meio de um levantamento. Como metodologia da pesquisa, me proponho a utilizar duas abordagens simultâneas e complementares: a quantitativa e a qualitativa. Trabalharei com questionários anônimos para analisar a preferência dos estudantes em relação às diferentes estratégias de ensino e entrevistas com docentes, discentes e monitores. Por fim, espero que minha pesquisa possa contribuir positivamente na melhoria do ensino da graduação da UFV, cooperando para o crescimento dessa instituição que vem fazendo parte de minha trajetória profissional, me acolhendo com tanta competência e qualidade.
Palavras-chave Avaliação da aprendizagem, aprendizagem-ativa, disciplinas de massa
Forma de apresentação..... Painel
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