Resumo |
O presente trabalho é parte de uma pesquisa em andamento acerca dos portfólios acadêmicos como instrumental didático-pedagógico no processo de avaliação e aprendizagem no ensino superior. Portfólios buscam colocar a responsabilidade e o controle do estudante em seu processo de aprendizagem, tornando-se sujeito ativo, crítico e reflexivo no progresso educacional e no seu processo de desenvolvimento pessoal e profissional. O público alvo inclui profissionais da área da educação, principalmente aqueles que estão em formação para atuar no ensino ou pesquisa dos conteúdos didático-pedagógicos e métodos de aprendizagem. A justificativa pelo tema surgiu da necessidade da diversificação das estratégias de avaliação educacional e alternativas avaliativas capazes de superar as formas tradicionais classificatórias e excludentes presentes nos diferentes níveis e modalidades de ensino. O objetivo deste trabalho é, portanto, analisar a potencialidade do portfólio ser utilizado enquanto ferramenta de avaliação formativa acadêmica na perspectiva dos próprios licenciandos. A metodologia inclui entrevistas com quatro licenciandas do curso de Ciências Biológicas e com uma professora do ensino superior que adota o portfólio em sua disciplina de instrumentação do ensino de Biologia dentre as opções avaliativas dos estudantes. Resultados preliminares apontam para a relevância do portfólio na análise crítica do licenciando durante o processo de formação acadêmica, A questão em relação à preferência de portfólio, provas ou seminários como avaliação teve 100% de respostas para o portfólio. Sob perspectiva docente, o portfólio possibilita tanto o/a professor/a quanto o/a estudante acompanhar o processo da disciplina (sistematização das atividades desenvolvidas e reflexões sobre elas) e, das estratégias de avaliação conhecidas, é a que exibe maior potencialidade para o acompanhamento processual do/a estudante e da disciplina. No contexto das licenciaturas, a reflexão sobre as próprias vivências e experiências é um dos aspectos mais importantes em relação ao desempenho e progresso dos estudantes, e o portfólio é uma ferramenta bastante valiosa, que favorece a avaliação do processo de aprendizagem. Possibilita, também, o (re)pensar sobre as vivências, quando os estudantes revisitam as etapas anteriores registradas no portfólio, complementando-as ou usando-as como base para as atividades posteriores, e melhorando assim seu desempenho na disciplina. É uma forma contínua de autoavaliação, que faz com que percebam sua evolução e identifiquem aspectos da formação que precisam dedicar mais tempo para a compreensão e conhecimento. A conclusão é que portfólios acadêmicos são realmente valiosos no acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem. A compilação das atividades e eventos vivenciados no ensino superior e nos estágios supervisionados organizados no portfólio constituem uma via reflexiva e auto analítica para professores, supervisores e licenciandos. |