Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10281

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Marcelo Augusto Filardi
Orientador ALVANIZE VALENTE FERNANDES FERENC
Outros membros Claudia Aparecida Costa, Diana Aparecida Cunha Barbosa, Rafaela Filipe de Souza Paula, Stéfani Brustolini Rodrigues
Título O portfólio como instrumento de avaliação da aprendizagem na licenciatura
Resumo O presente trabalho é parte de uma pesquisa em andamento acerca dos portfólios acadêmicos como instrumental didático-pedagógico no processo de avaliação e aprendizagem no ensino superior. Portfólios buscam colocar a responsabilidade e o controle do estudante em seu processo de aprendizagem, tornando-se sujeito ativo, crítico e reflexivo no progresso educacional e no seu processo de desenvolvimento pessoal e profissional. O público alvo inclui profissionais da área da educação, principalmente aqueles que estão em formação para atuar no ensino ou pesquisa dos conteúdos didático-pedagógicos e métodos de aprendizagem. A justificativa pelo tema surgiu da necessidade da diversificação das estratégias de avaliação educacional e alternativas avaliativas capazes de superar as formas tradicionais classificatórias e excludentes presentes nos diferentes níveis e modalidades de ensino. O objetivo deste trabalho é, portanto, analisar a potencialidade do portfólio ser utilizado enquanto ferramenta de avaliação formativa acadêmica na perspectiva dos próprios licenciandos. A metodologia inclui entrevistas com quatro licenciandas do curso de Ciências Biológicas e com uma professora do ensino superior que adota o portfólio em sua disciplina de instrumentação do ensino de Biologia dentre as opções avaliativas dos estudantes. Resultados preliminares apontam para a relevância do portfólio na análise crítica do licenciando durante o processo de formação acadêmica, A questão em relação à preferência de portfólio, provas ou seminários como avaliação teve 100% de respostas para o portfólio. Sob perspectiva docente, o portfólio possibilita tanto o/a professor/a quanto o/a estudante acompanhar o processo da disciplina (sistematização das atividades desenvolvidas e reflexões sobre elas) e, das estratégias de avaliação conhecidas, é a que exibe maior potencialidade para o acompanhamento processual do/a estudante e da disciplina. No contexto das licenciaturas, a reflexão sobre as próprias vivências e experiências é um dos aspectos mais importantes em relação ao desempenho e progresso dos estudantes, e o portfólio é uma ferramenta bastante valiosa, que favorece a avaliação do processo de aprendizagem. Possibilita, também, o (re)pensar sobre as vivências, quando os estudantes revisitam as etapas anteriores registradas no portfólio, complementando-as ou usando-as como base para as atividades posteriores, e melhorando assim seu desempenho na disciplina. É uma forma contínua de autoavaliação, que faz com que percebam sua evolução e identifiquem aspectos da formação que precisam dedicar mais tempo para a compreensão e conhecimento. A conclusão é que portfólios acadêmicos são realmente valiosos no acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem. A compilação das atividades e eventos vivenciados no ensino superior e nos estágios supervisionados organizados no portfólio constituem uma via reflexiva e auto analítica para professores, supervisores e licenciandos.
Palavras-chave Portfólio, licenciatura, avaliação da aprendizagem
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,62 segundos.