Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10275

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Geografia
Bolsa Ações Afirmativas/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Pâmela Xavier Bastos
Orientador MARIA ISABEL DE JESUS CHRYSOSTOMO
Título Reinvenção cultural e subversão urbana: o papel das escolas de Samba em Viçosa
Resumo O presente trabalho busca entender de que maneira a cultura africana e afro-brasileira ainda está presente na cidade de Viçosa, tendo como enfoque as escolas de samba. Nosso objetivo é compreender o seu papel nas dinâmicas da cidade e da periferia. Para isso, buscamos responder algumas perguntas, como: onde habitavam os fundadores da escola? As escolas de samba são instituições valorizadas na cidade? Elas recebem apoio financeiro? Como elas sobrevivem? Quais as dificuldades encontradas para a permanência das escolas? O local da escola foi e continua sendo marginalizado? A escola pode ser considerada uma forma de resistência negra na cidade? Pode-se definir uma territorialidade negra, a partir do local onde está situado a escola? A metodologia utilizada foi dividida em três etapas: na primeira buscamos subsídios teóricos que nos auxiliaram a entender o tema em questão; no segundo momento buscamos entrevistar pessoas que participam ou participaram das escolas de samba; o último momento foi reservado para a sistematização final e confecção de relatórios. A partir das pesquisas verificamos que as principais escolas de samba são: Unidos dos Passos(Rua dos Passos), Turunas do Vale(Vale do Sol), Unidos do Pintinho(Morro do Pintinho) e as já extintas Amoricanas (Rua Papa João XXIII) e Unidos Ufevianos (Vila Secundino). As entrevistas revelaram que o apreço pelo samba é passado de geração em geração e que as escolas de samba são queridas nas comunidades de onde provem. Além disso, ficou claro nos depoimentos que o poder público auxilia as agremiações, mas muito pouco, questão que ficou patente quando os entrevistados disseram que seria necessário um maior planejamento das escolas no que diz respeito a parte financeira e organizacional. Um outro aspecto que ficou evidenciado nas falas é que não há uma nova geração para dar continuidade às escolas de samba, ainda que ficasse bem marcado pelos gestos e relatos dos entrevistados, o orgulho de ser sambista e sua relação com a identidade negra. Em suma, podemos dizer que as escolas de samba atuam como um importante elemento de fortalecimento da identidade negra e do senso de comunidade na periferia de Viçosa e, mais além, é uma forma de resgatar e manter tradições geracionais.
Palavras-chave escolas de samba, periferia, identidade negra
Forma de apresentação..... Oral
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