Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10261

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Biologia Vegetal
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Andrea Virginia Martins
Orientador CLAUDIO COELHO DE PAULA
Outros membros Matheus Augusto de Oliveira, Natália Tolêdo Sacchetto
Título Parque Interativo de Botânica (PIB): perfil da visitação monitorada
Resumo O Parque Interativo de Botânica (PIB) é um dos espaços ciência da Universidade Federal de Viçosa (UFV), possui uma estrutura destinada à contextualizar conteúdos da botânica de maneira prática e interativa, sendo uma referência na consolidação da aprendizagem em ambientes externos à sala de aula. É constituído de maquetes interativas, túnel evolutivo, caminho dos biomas, estação do conhecimento e coleção botânica de bromélias. Neste contexto, realiza-se visitas monitoradas com estudantes de ensino fundamental, médio e superior, além de receber pessoas de várias regiões do Brasil e até mesmo de outros países. Em busca de compreender as dimensões alcançadas e possíveis melhorias para este trabalho de ensino e extensão, analisou-se o perfil das instituições visitantes do PIB no período compreendido entre novembro de 2015 e junho 2018, através dos cadastros das visitações monitoradas. Foram quantificados o número de visitantes, as localidades atendidas, o caráter público ou privado das escolas, a escolaridade e as avaliações críticas, obtidas através de um questionário de avaliação de visitação, preenchido pelo responsável da turma. No período analisado, totalizou-se um público visitante de 3.114 estudantes distribuídos em 117 visitações cadastradas. Do total das escolas atendidas, 83% foram escolas viçosenses e os 17% são de outros municípios (Muriaé, Ponte Nova, Guiricema, Piranga, Mariana, Barbacena, Araponga, Espera Feliz, Cajuri, Visconde do Rio Branco, Ubá, Cataguases, etc.); 75% são de instituições públicas e 25% privadas. Quanto á escolaridade, 37% pertenciam ao ensino fundamental, 30% ao ensino médio, 21% ao ensino superior e 13% não foram identificadas. No que se refere a avaliação da visitação, registrou-se mais de 92 % de aprovação quanto à estrutura do PIB e atuação dos monitores nas atividades programadas. Os dados obtidos demostram o interesse por partes de instituições de Viçosa e região nas práticas relacionadas à botânica desenvolvidas no PIB e a necessidade de investir em divulgações, atraindo escolas e instituições de outras regiões.
Palavras-chave Visitação monitorada, botânica, análise
Forma de apresentação..... Painel
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