Resumo |
O Parque Interativo de Botânica (PIB) é um dos espaços ciência da Universidade Federal de Viçosa (UFV), possui uma estrutura destinada à contextualizar conteúdos da botânica de maneira prática e interativa, sendo uma referência na consolidação da aprendizagem em ambientes externos à sala de aula. É constituído de maquetes interativas, túnel evolutivo, caminho dos biomas, estação do conhecimento e coleção botânica de bromélias. Neste contexto, realiza-se visitas monitoradas com estudantes de ensino fundamental, médio e superior, além de receber pessoas de várias regiões do Brasil e até mesmo de outros países. Em busca de compreender as dimensões alcançadas e possíveis melhorias para este trabalho de ensino e extensão, analisou-se o perfil das instituições visitantes do PIB no período compreendido entre novembro de 2015 e junho 2018, através dos cadastros das visitações monitoradas. Foram quantificados o número de visitantes, as localidades atendidas, o caráter público ou privado das escolas, a escolaridade e as avaliações críticas, obtidas através de um questionário de avaliação de visitação, preenchido pelo responsável da turma. No período analisado, totalizou-se um público visitante de 3.114 estudantes distribuídos em 117 visitações cadastradas. Do total das escolas atendidas, 83% foram escolas viçosenses e os 17% são de outros municípios (Muriaé, Ponte Nova, Guiricema, Piranga, Mariana, Barbacena, Araponga, Espera Feliz, Cajuri, Visconde do Rio Branco, Ubá, Cataguases, etc.); 75% são de instituições públicas e 25% privadas. Quanto á escolaridade, 37% pertenciam ao ensino fundamental, 30% ao ensino médio, 21% ao ensino superior e 13% não foram identificadas. No que se refere a avaliação da visitação, registrou-se mais de 92 % de aprovação quanto à estrutura do PIB e atuação dos monitores nas atividades programadas. Os dados obtidos demostram o interesse por partes de instituições de Viçosa e região nas práticas relacionadas à botânica desenvolvidas no PIB e a necessidade de investir em divulgações, atraindo escolas e instituições de outras regiões. |