Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10257

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Biologia Vegetal
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Matheus Augusto de Oliveira
Orientador CLAUDIO COELHO DE PAULA
Outros membros Andrea Virginia Martins, Otávio Douglas Resende Vieira
Título Utilização de maquetes interativas para ensino de botânica no Parque Interativo de Botânica (PIB)
Resumo Inúmeros motivos dificultam a fixação do conteúdo e aprendizado de botânica por parte dos alunos, dentre eles a falta de vivências práticas e interativas. A utilização de recursos lúdicos e dinâmicos é um artifício motivador de aprendizagem, despertando interesse para a aquisição de novos conhecimentos e preenchendo lacunas deixadas pelo ensino tradicional. O presente trabalho tem por objetivo demonstrar uma metodologia prática para ensino básico de fisiologia e anatomia vegetal desenvolvido no Parque Interativo de Botânica (PIB). A metodologia denominada de ‘Fitocidade’ é desenvolvida numa maquete de uma árvore, onde são materializados os conceitos relacionados a fisiologia vegetal, com ênfase em transporte de água, sais minerais e fotoassimilados pelo xilema e floema, bem como na anatomia de meristemas radiculares e caulinares. A metodologia utilizada é simples e interativa. Inicialmente um monitor do PIB ministra o conteúdo teórico, logo após, os alunos são divididos em duas equipes, as quais irão desenhar sobre a maquete da árvore, uma cidade com ruas, casas, zona rural e urbana, zonas industriais, etc., com a proposição de que a cidade se baseie na fisiologia da planta. Ao término dos desenhos, os alunos de cada equipe explicam o funcionamento da “fitocidade” que desenvolveram, estabelecendo-se assim, uma competição interativa. Foram atendidos 100 alunos da 8º ano do ensino fundamental à graduação, divididos entre 40% que ainda não haviam estudado o tema, e 60% que já haviam tido contato com o assunto em suas escolas. Em todas as turmas atendidas, foi possível observar que os alunos se mostraram motivados a realizar a dinâmica, bem como interesse em explicar corretamente os principais tópicos abordados e fazer perguntas relacionadas ao tema. Diante dos resultados, é possível concluir que a metodologia é uma proposta viável para construção do conhecimento nessas áreas da botânica, uma vez que a ludicidade permite que o aluno seja espontâneo e adéque o processo de aprendizagem ao seu modo de entendimento.
Palavras-chave Botânica, ensino, dinâmica interativa
Forma de apresentação..... Painel
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