Resumo |
Inúmeros motivos dificultam a fixação do conteúdo e aprendizado de botânica por parte dos alunos, dentre eles a falta de vivências práticas e interativas. A utilização de recursos lúdicos e dinâmicos é um artifício motivador de aprendizagem, despertando interesse para a aquisição de novos conhecimentos e preenchendo lacunas deixadas pelo ensino tradicional. O presente trabalho tem por objetivo demonstrar uma metodologia prática para ensino básico de fisiologia e anatomia vegetal desenvolvido no Parque Interativo de Botânica (PIB). A metodologia denominada de ‘Fitocidade’ é desenvolvida numa maquete de uma árvore, onde são materializados os conceitos relacionados a fisiologia vegetal, com ênfase em transporte de água, sais minerais e fotoassimilados pelo xilema e floema, bem como na anatomia de meristemas radiculares e caulinares. A metodologia utilizada é simples e interativa. Inicialmente um monitor do PIB ministra o conteúdo teórico, logo após, os alunos são divididos em duas equipes, as quais irão desenhar sobre a maquete da árvore, uma cidade com ruas, casas, zona rural e urbana, zonas industriais, etc., com a proposição de que a cidade se baseie na fisiologia da planta. Ao término dos desenhos, os alunos de cada equipe explicam o funcionamento da “fitocidade” que desenvolveram, estabelecendo-se assim, uma competição interativa. Foram atendidos 100 alunos da 8º ano do ensino fundamental à graduação, divididos entre 40% que ainda não haviam estudado o tema, e 60% que já haviam tido contato com o assunto em suas escolas. Em todas as turmas atendidas, foi possível observar que os alunos se mostraram motivados a realizar a dinâmica, bem como interesse em explicar corretamente os principais tópicos abordados e fazer perguntas relacionadas ao tema. Diante dos resultados, é possível concluir que a metodologia é uma proposta viável para construção do conhecimento nessas áreas da botânica, uma vez que a ludicidade permite que o aluno seja espontâneo e adéque o processo de aprendizagem ao seu modo de entendimento. |