Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10251

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Lara Coelho Sperotto
Orientador DEISE MOURA DE OLIVEIRA
Outros membros Dayse Carvalho Araújo, Marco Aurélio Lomar de Oliveira, Maria Teperino Pinho, Raissa Ketlen de Souza Rocha
Título A Estratégia de Saúde da Família e o Encontro com Demandas no Campo da Saúde Mental: Experiência de Discentes de Enfermagem
Resumo INTRODUÇÃO: os profissionais que compõem a equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF), incluindo o enfermeiro, devem aplicar os seus conhecimentos e práticas de modo a atender as necessidades das famílias, das comunidades e do território como um todo, sendo muitas vezes tais necessidades dotadas de uma complexidade que transcende o autogoverno da equipe da ESF. A experiência de atuar neste contexto durante a formação acadêmica é de extrema importância, uma vez que as situações complexas que emergem no território da saúde carecem de aporte teórico, mas sobretudo de aporte vivencial, considerado mobilizador no processo de ensino-aprendizagem. OBJETIVO: relatar a experiência de discentes do curso de Enfermagem no acompanhamento de uma usuária com o diagnóstico de gravidez psicológica residente em um bairro coberto pela ESF de Viçosa. MÉTODO: O acompanhamento ocorreu por estudantes do curso de Enfermagem de uma universidade pública, no período de 03 de abril a 28 de maio de 2018, no qual foram realizadas três visitas domiciliares à usuária, nas práticas da Disciplina Enfermagem em Saúde Coletiva I. RESULTADOS: a referida usuária apresentava o diagnóstico de gravidez psicológica (pseudociese), situação anteriormente não vivenciada pelos estudantes na prática. Foi possível evidenciar que atuar sobre questões relacionadas à saúde mental constitui-se um grande desafio para o profissional de saúde, tanto para os que estão na graduação quanto para os que atuam na UBS. A atuação do grupo de estudantes se deu no sentido de promover um acolhimento e escuta ativa acerca das queixas e inquietações da paciente, buscando entender o significado que essa “gestação” tinha para ela e sua família, traçando um plano de cuidados coerente às necessidades da mesma. O diálogo realizado com a especialidade psiquiátrica foi importante, no sentido de compreender o modo de conduzir o caso sem que ocorresse a ruptura do vínculo e da confiança da usuária com o grupo de estudantes. CONCLUSÃO: pôde-se perceber o sucesso das intervenções ao ouvir o relato da paciente de ter se sentido cuidada de forma humanizada até o desfecho do caso. Tal experiência discente reafirma a importância da atuação do enfermeiro sobre as questões psíquicas e emocionais que afetam indivíduos e coletividades, bem como o papel fundamental da rede com outros profissionais para a promoção de um cuidado integral, humanizado e equitativo.
Palavras-chave Saúde da Família, Saúde Mental, Enfermagem.
Forma de apresentação..... Painel
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