Resumo |
INTRODUÇÃO: os profissionais que compõem a equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF), incluindo o enfermeiro, devem aplicar os seus conhecimentos e práticas de modo a atender as necessidades das famílias, das comunidades e do território como um todo, sendo muitas vezes tais necessidades dotadas de uma complexidade que transcende o autogoverno da equipe da ESF. A experiência de atuar neste contexto durante a formação acadêmica é de extrema importância, uma vez que as situações complexas que emergem no território da saúde carecem de aporte teórico, mas sobretudo de aporte vivencial, considerado mobilizador no processo de ensino-aprendizagem. OBJETIVO: relatar a experiência de discentes do curso de Enfermagem no acompanhamento de uma usuária com o diagnóstico de gravidez psicológica residente em um bairro coberto pela ESF de Viçosa. MÉTODO: O acompanhamento ocorreu por estudantes do curso de Enfermagem de uma universidade pública, no período de 03 de abril a 28 de maio de 2018, no qual foram realizadas três visitas domiciliares à usuária, nas práticas da Disciplina Enfermagem em Saúde Coletiva I. RESULTADOS: a referida usuária apresentava o diagnóstico de gravidez psicológica (pseudociese), situação anteriormente não vivenciada pelos estudantes na prática. Foi possível evidenciar que atuar sobre questões relacionadas à saúde mental constitui-se um grande desafio para o profissional de saúde, tanto para os que estão na graduação quanto para os que atuam na UBS. A atuação do grupo de estudantes se deu no sentido de promover um acolhimento e escuta ativa acerca das queixas e inquietações da paciente, buscando entender o significado que essa “gestação” tinha para ela e sua família, traçando um plano de cuidados coerente às necessidades da mesma. O diálogo realizado com a especialidade psiquiátrica foi importante, no sentido de compreender o modo de conduzir o caso sem que ocorresse a ruptura do vínculo e da confiança da usuária com o grupo de estudantes. CONCLUSÃO: pôde-se perceber o sucesso das intervenções ao ouvir o relato da paciente de ter se sentido cuidada de forma humanizada até o desfecho do caso. Tal experiência discente reafirma a importância da atuação do enfermeiro sobre as questões psíquicas e emocionais que afetam indivíduos e coletividades, bem como o papel fundamental da rede com outros profissionais para a promoção de um cuidado integral, humanizado e equitativo. |