Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10243

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia/Tecnologia
Setor Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Natália Bossato França
Orientador JOSEPH KALIL KHOURY JUNIOR
Título Projeto ergonômico de um chassi de veículo baja
Resumo O presente trabalho apresenta um estudo para dimensionar o "cockpit" de um veículo fora de estrada, tipo BAJA, buscando obter uma melhor configuração de conforto para a interação piloto e carro, bem como satisfazer as exigências de projeto para competição SAE BRASIL. O objetivo é projetar a estrutura do chassi do veículo, o posicionamento do banco, acionamentos e o volante do veículo para atender o conforto do piloto cujo peso e altura se encontram no percentil de 95% conforme a norma SAE, bem como acomodar percentis inferiores a este estabelecido, garantindo assim conforto à uma ampla faixa de ocupantes, visando a comercialização do produto. Foram realizados estudos teóricos sobre a análise ergonômica gerada pelo método RULA, do software CATIA®. Tal análise, consiste em avaliar a posição de dirigibilidade do piloto, considerando uma situação intermitente, que se assemelha a condição de máximo esforço do corpo durante a competição. A análise foi principalmente realizadas nas condições de trabalho dos membros inferiores que são mais solicitados durante a realização das provas. Para dar início ao projeto, foram levantadas medidas antropométricas de uma faixa de ocupantes de percentis variados, sendo gerado o que seria considerada a posição ideal de dirigibilidade. A mesma foi obtida por meio do posicionamento dos possíveis pilotos em um aparato ergométrico, cujas dimensões eram ajustáveis, sendo elas: altura e inclinação do volante, inclinação do banco e distância e altura dos acionamentos. As posições foram registradas por meio de fotografias tendo as angulações dos membros do corpo obtidas através do software SOLIDWORKS®. De posse das medidas antropométricas, o percentil médio foi gerado juntamente com a média do conjunto de medidas ideais do "cockpit".Utizou-se estas medidas para iniciar o desenho do chassi no SOLIDWORKS®. Posteriormente, o projeto fora importado para o CATIA®, onde foi analisada a condição do conforto do ocupante. Com base nos resultados obtidos, deu-se um processo interativo de alterações de dimensões em consequência dos resultados gerados pela análise ergonômica. Em seguida, comparou-se as angulações do modelo 3D do corpo humano com as angulações registradas nas fotografias, obtendo uma baixa margem de erro, validando o projeto ergonômico com a obtenção de um "cockpit" satisfatório.
Palavras-chave BAJA, ERGONOMIA, CATIA
Forma de apresentação..... Painel
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