Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10236

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Ademir Nunes Ribeiro Júnior
Orientador ANDYARA DO CARMO PINTO COELHO PAIVA
Outros membros Barbara Barboza Fontes, Larissa Kawara Fonseca Pacheco, Luciano Côrtes Paiva, Nádia Vaz Sampaio
Título Cuidados com a ventilação mecânica: a articulação entre teoria e prática
Resumo Introdução: A Unidade de Terapia Intensiva é uma das áreas de enorme crescimento tecnológico destinada ao atendimento dos pacientes críticos, os quais requerem atenção de enfermagem permanente, necessitando de embasamento científico para lidar com a complexidade de cada caso. Desta forma, torna-se necessário o trabalho de educação permanente como uma estratégia de qualificação dos profissionais, através da melhoria da assistência prestada aos pacientes, conhecimento da teoria e prática, articulação e integração entre ensino e serviço. Objetivo: Relatar a experiência das oficinas sobre o tema “Cuidados com a Ventilação mecânica: trabalhando conceitos da teoria na prática” em uma Unidade de Terapia Intensiva, do hospital de Viçosa- MG. Descrição das principais ações: A educação permanente foi realizada em junho de 2018 na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital da cidade de Viçosa, Minas Gerais, por acadêmicas de Enfermagem do Projeto de extensão “A hora do “POR QUÊ”: o compartilhamento de saberes no contexto da terapia intensiva na cidade de Viçosa-MG”. A atividade aconteceu na sala de Enfermagem, com duração média de uma hora, e contou com a participação de oito Técnicos de Enfermagem. Para trabalhar o tema “Cuidados com a ventilação mecânica”, utilizou-se como dinâmica a subdivisão de um cartaz em “certo” e “errado” e a elaboração de frases, apresentando os cuidados necessários com tubo orotraqueal, higiene oral e aspiração. Posteriormente, cada participante selecionava, aleatoriamente, uma frase e refletia se estava certo ou errado a partir do conhecimento prévio adquirido ao longo de sua formação e prática assistencial. Após esse momento, as acadêmicas de Enfermagem estimularam a discussão e a participação ativa dos profissionais, apresentando as evidências científicas atualizadas sobre o tema. Resultados alcançados até o momento: Os profissionais avaliaram positivamente as atividades realizadas por meio do feedback e através da avaliação de satisfação dividida em Ótima, Boa, Regular e Ruim. A participação dos profissionais norteou a elaboração de novas dinâmicas e temas à serem trabalhados a partir da necessidade do setor e de cada profissional. Conclusão: A Unidade de Terapia Intensiva, por ser um ambiente de maior complexidade, exige uma assistência de Enfermagem qualificada e humanizada, de modo que a educação permanente possibilita que questões pertinentes a esse cenário sejam repensadas e refletidas.
Palavras-chave Educação Continuada, Enfermagem, Respiração Artificial
Forma de apresentação..... Painel
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