Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10232

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Marcello Augusto de Freitas Grupioni
Orientador FLAVIA MARINA DE FREITAS GRUPIONI
Outros membros Alexandre Antonio da Silva, DANIELA GOMES ROSADO, MARCIANA MARGARIDA DE MIRANDA, Rita de Cássia Pereira Alves
Título Relato de experiência – Peteca no Programa Esporte e Lazer da UFV em 2018.
Resumo No primeiro semestre de 2018, a Divisão de Esportes e Lazer (DLZ) ofertou diversas atividades para a comunidade acadêmica e do município de Viçosa, localizado na zona da mata mineira, através do projeto de extensão PELU (Programa de Esporte e Lazer da UFV). Nele foram ofertadas diversas turmas de atividades específicas e também eventos esporádicos. O projeto contou com uma equipe constituída por monitores e coordenadores e foi desenvolvido com reuniões semanais, grupos de estudos, organizações de eventos e aulas temáticas ofertadas para os contemplados. O projeto está ligado diretamente ao lazer, excluindo o termo “rendimento” do vocabulário. Foram abertas duas turmas de peteca com um total de quinze vagas em cada, turma 1 (segunda e quarta de 18:30 as 20:00) e turma 2 (terça e quinta de 18:30 as 20:00). Em todas as aulas foram realizadas atividades e jogos lúdicos ligados à prática do esporte, sempre buscando uma interação entre os alunos e possibilitando uma prática da atividade. Foi possível perceber uma evasão dos alunos com o decorrer do período, sendo motivo para tal acontecimento, o desinteresse após as experiências de alguns, o aperto com provas e trabalhos que a vida acadêmica necessita, entre outros motivos não percebíveis. Apesar de tal problema, as aulas foram bem produtivas, e era notável a satisfação dos com as atividades oferecidas. As aulas em geral, eram separadas um tempo para atividades para melhorar ou dar um mínimo de consciência motora para a prática do esporte e outra parte da aula para o jogo propriamente dito. Com um conhecimento melhor do perfil das turmas, foi possível perceber que há uma dificuldade entre as pessoas de se organizarem entre si e praticarem uma atividade física, o que foi facilitado com o programa. Outro ponto também em que muitas vezes não há esses “encontros”, se deve ao fato de indisponibilidade de material para a prática. Foram realizados três eventos com participação do PELU, uma competição de queimada, uma corrida/caminhada pelo campus e um torneio de vôlei, onde houve um sucesso foi notório, deixando claro que, essa pode ser uma estratégia para melhorar a adesão nas aulas.
Palavras-chave Peteca, Lazer, Políticas Públicas.
Forma de apresentação..... Painel
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