Resumo |
No primeiro semestre de 2018, a Divisão de Esportes e Lazer (DLZ) ofertou diversas atividades para a comunidade acadêmica e do município de Viçosa, localizado na zona da mata mineira, através do projeto de extensão PELU (Programa de Esporte e Lazer da UFV). Nele foram ofertadas diversas turmas de atividades específicas e também eventos esporádicos. O projeto contou com uma equipe constituída por monitores e coordenadores e foi desenvolvido com reuniões semanais, grupos de estudos, organizações de eventos e aulas temáticas ofertadas para os contemplados. O projeto está ligado diretamente ao lazer, excluindo o termo “rendimento” do vocabulário. Foram abertas duas turmas de peteca com um total de quinze vagas em cada, turma 1 (segunda e quarta de 18:30 as 20:00) e turma 2 (terça e quinta de 18:30 as 20:00). Em todas as aulas foram realizadas atividades e jogos lúdicos ligados à prática do esporte, sempre buscando uma interação entre os alunos e possibilitando uma prática da atividade. Foi possível perceber uma evasão dos alunos com o decorrer do período, sendo motivo para tal acontecimento, o desinteresse após as experiências de alguns, o aperto com provas e trabalhos que a vida acadêmica necessita, entre outros motivos não percebíveis. Apesar de tal problema, as aulas foram bem produtivas, e era notável a satisfação dos com as atividades oferecidas. As aulas em geral, eram separadas um tempo para atividades para melhorar ou dar um mínimo de consciência motora para a prática do esporte e outra parte da aula para o jogo propriamente dito. Com um conhecimento melhor do perfil das turmas, foi possível perceber que há uma dificuldade entre as pessoas de se organizarem entre si e praticarem uma atividade física, o que foi facilitado com o programa. Outro ponto também em que muitas vezes não há esses “encontros”, se deve ao fato de indisponibilidade de material para a prática. Foram realizados três eventos com participação do PELU, uma competição de queimada, uma corrida/caminhada pelo campus e um torneio de vôlei, onde houve um sucesso foi notório, deixando claro que, essa pode ser uma estratégia para melhorar a adesão nas aulas. |