Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10227

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa BIC-Júnior
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor DANIEL HELENO MARIANO
Orientador DANIEL RODRIGUES VENTURA
Outros membros Júlia Costa Nacif Santos, Matheus Pirâmides Teixeira Soares, PAULO TADEU GANDRA CAMPOS
Título Experiência e inovação no ensino: Aplicação do software Tracker na construção de conceitos de Física e entendimento da Matemática
Resumo No ensino clássico da Física e da Matemática, é comum a existência de metodologias que reprimem o interesse do aluno nestas disciplinas. No Ensino Médio, as matérias de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias têm como característica tradicional a aprendizagem mecânica e repetição de conceitos, cujo objetivo é a memorização dos procedimentos e a aplicação de fórmulas. Em vista disso, cabe ressaltar que, com o crescente acesso da população ao uso de softwares livres e recursos educacionais que visam analisar vídeos estas tecnologias experimentos acaba se tornando gradativamente mais acessível. Nesse contexto, surge a necessidade de se utilizar novas metodologias para o ensino das Ciências Exatas. Assim, o propósito desse projeto foi estudar a eficácia do uso do software Tracker na busca por aulas mais atrativas e que gerassem nos estudantes maior interesse pela Física e Matemática, de modo que o excesso de memorização, comum nas aulas teóricas, fosse colocado em segundo plano. Como o Tracker se trata de uma ferramenta de fácil manuseio, que necessita apenas de um computador que apresente configurações básicas e de simples câmaras de celulares ou dispositivos de filmagens semi-profissionais que realize captura de vídeo e de imagens, foi possível trabalhar com diversas áreas da Física e Matemática, para compreender fenômenos da Cinemática, dinâmica e o uso das Funções Matemáticas. Nesse estudo, os estudantes da primeira série do Colégio de Aplicação COLUNI-UFV, em 2017, puderam assimilar melhor os conceitos abordados nas aulas teóricas, pois o aplicativo possibilita que os alunos realizem as atividades individualmente ou em pares. Ademais, foi observável uma maior interação entre o professor, o bolsista e os estudantes, o que permite trazer à tona a importância do trabalho em equipe. Por fim, foi possível constatar que a maioria dos estudantes aprovam o uso de tecnologias aliado a atividades interativas para o estudo das ciências exatas. Os resultados de um questionário aplicado ao final do projeto mostram que mais de 80% dos estudantes aprovaram o uso e a aplicação do Tracker como uma nova metodologia de ensino-aprendizagem. O envolvimento dos estudantes , assim como o resultados observados analisando a qualidade dos relatórios apresentados após a realização das atividades, nos mostram qualitativamente que esta sequencia metodológica que incorpora vídeos, experimentos e análise das mesmas usando as novas tecnologias, contribuem muito para aprendizagem de conceitos físicos. Por meio destas atividades é possível agregar ao ensino uma técnica que amplia a compreensão acerca de simples fenômenos até as teorias mais complexas, de forma envolvente e produzindo ganho de conhecimento e de forma significativa.
Palavras-chave Ensino de Física, Recursos tecnológicos no ensino, Vídeo Análise com Tracker.
Forma de apresentação..... Oral
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