Resumo |
No ensino clássico da Física e da Matemática, é comum a existência de metodologias que reprimem o interesse do aluno nestas disciplinas. No Ensino Médio, as matérias de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias têm como característica tradicional a aprendizagem mecânica e repetição de conceitos, cujo objetivo é a memorização dos procedimentos e a aplicação de fórmulas. Em vista disso, cabe ressaltar que, com o crescente acesso da população ao uso de softwares livres e recursos educacionais que visam analisar vídeos estas tecnologias experimentos acaba se tornando gradativamente mais acessível. Nesse contexto, surge a necessidade de se utilizar novas metodologias para o ensino das Ciências Exatas. Assim, o propósito desse projeto foi estudar a eficácia do uso do software Tracker na busca por aulas mais atrativas e que gerassem nos estudantes maior interesse pela Física e Matemática, de modo que o excesso de memorização, comum nas aulas teóricas, fosse colocado em segundo plano. Como o Tracker se trata de uma ferramenta de fácil manuseio, que necessita apenas de um computador que apresente configurações básicas e de simples câmaras de celulares ou dispositivos de filmagens semi-profissionais que realize captura de vídeo e de imagens, foi possível trabalhar com diversas áreas da Física e Matemática, para compreender fenômenos da Cinemática, dinâmica e o uso das Funções Matemáticas. Nesse estudo, os estudantes da primeira série do Colégio de Aplicação COLUNI-UFV, em 2017, puderam assimilar melhor os conceitos abordados nas aulas teóricas, pois o aplicativo possibilita que os alunos realizem as atividades individualmente ou em pares. Ademais, foi observável uma maior interação entre o professor, o bolsista e os estudantes, o que permite trazer à tona a importância do trabalho em equipe. Por fim, foi possível constatar que a maioria dos estudantes aprovam o uso de tecnologias aliado a atividades interativas para o estudo das ciências exatas. Os resultados de um questionário aplicado ao final do projeto mostram que mais de 80% dos estudantes aprovaram o uso e a aplicação do Tracker como uma nova metodologia de ensino-aprendizagem. O envolvimento dos estudantes , assim como o resultados observados analisando a qualidade dos relatórios apresentados após a realização das atividades, nos mostram qualitativamente que esta sequencia metodológica que incorpora vídeos, experimentos e análise das mesmas usando as novas tecnologias, contribuem muito para aprendizagem de conceitos físicos. Por meio destas atividades é possível agregar ao ensino uma técnica que amplia a compreensão acerca de simples fenômenos até as teorias mais complexas, de forma envolvente e produzindo ganho de conhecimento e de forma significativa. |