Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10219

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Filippe Rocha Dutra
Orientador ALVANIZE VALENTE FERNANDES FERENC
Outros membros Joyce Wassem
Título SIMAVE/PROEB e trabalho docente: percepções iniciais de diferentes atores do cotidiano escolar
Resumo A emergência da avaliação educacional como tema de interesse nas pesquisas em educação emerge, no Brasil, de forma expressiva na década de 1990. Até então, ela não ocupava lugar de destaque, seja nos currículos dos cursos de Pedagogia, seja nos congressos de educação. Sua ascensão como objeto de estudos ocorre em virtude de sua promoção por pesquisadores da área e gestores (ROMÃO, 2007). Com relação à avaliação externa como modalidade e instrumento avaliativo do ensino, das instituições e redes, os estudos indicam que só veio a adquirir sentido e relevância a partir dos últimos anos de 1990 (VIANNA, 1995; GATTI, 2002; DALBEN, 2005). Foi feito para este trabalho um recorte, optando por investigar a avaliação externa, tendo como objeto de estudos o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE), compreendido como um exemplo de avaliação em larga escala. O objetivo foi analisar a relação entre o SIMAVE/PROEB e o trabalho docente a partir da compreensão de diferentes atores de escolas estaduais pertencentes à Superintendência Regional de Ensino de Muriaé (SRE/Muriaé). A pesquisa foi desenvolvida em três escolas pertencentes à SRE-Muriaé, selecionadas a partir do número de alunos matriculados nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio: até 350 alunos; de 351 a 750 alunos; com mais 751 alunos. Os caminhos metodológicos desta pesquisa, de abordagem quantitativa e qualitativa, foram: i) revisão de literatura explorando a Avaliação dos Sistemas de Ensino, o SIMAVE e o Trabalho Docente; ii) aplicação de questionários aos diferentes atores escolares, para conhecer a realidade das escolas pertencentes à SRE/Muriaé, o que pensam os atores escolares sobre avaliação externa e SIMAVE/PROEB e as possíveis interferências nas atividades desenvolvidas pelas escolas; iii) realização do pré-teste; iv) realização de entrevista semiestruturada com cinco atores escolares que atuam nas três escolas participantes. Para a análise de dados foi feita a opção pela análise de conteúdo (MORAES, 1999). Os resultados obtidos quanto à percepção sobre o SIMAVE/PROEB evidenciam: a incapacidade desse sistema em revelar, de forma fidedigna, a realidade do processo educacional de uma escola ou de uma rede de ensino; as deficiências do teste padronizado que, de certa forma, não levam em consideração as particularidades de cada escola ou região do Estado. O mesmo formato e tipos de cadernos são utilizados em todo o Estado e por todas as escolas. Sobre a Imagem do SIMAVE/PROEB, tem-se: uma avaliação censitária, baseada em proficiências e metas, vinda de fora para dentro das escolas, sem participação destas na sua elaboração. As análises dos dados, até o momento, permitem perceber a potencialidade do investimento nesse campo para a área educacional, a importância de se elaborar meta-avaliação dos sistemas de avaliação e o quanto o tema carece de ser discutido pelos atores escolares.
Palavras-chave Avaliação Externa, SIMAVE/PROEB, Trabalho Docente
Forma de apresentação..... Painel
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