Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10216

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Daliane Sousa Rosa
Orientador NATALIA RIGUEIRA FERNANDES
Outros membros Áthila Marcelo Mateus da Silva, Edilaine Conceicao Costa de Queiroz, Juliana Aparecida Moreira Neves, Shirley Cristina Teixeira
Título Rompendo o silêncio escolar e redimensionando as relações étnicas na infância
Resumo Autora: Daliane Rosa

Orientadora: Profa. Natalia Rigueira Fernandes

A Ludoteca da UFV é um espaço de integração entre a universidade e as comunidades viçosense e de regiões circunvizinhas. Os atendimentos ocorrem, durante a semana, voltados para a comunidade escolar e, aos domingos, propiciam o brincar das crianças com seus familiares. A preparação do ambiente enfatiza o desenvolvimento de atividades lúdicas, brincadeiras e contação de histórias. O projeto de extensão "Rompendo o silêncio escolar e redimensionando as relações étnicas na infância", vinculado à Ludoteca, desenvolve brincadeiras, contação/confecção de histórias para crianças da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, com o intuito de estimular discussões sobre diversidades étnicas na infância. O projeto tem, como objetivo geral, empreender uma reeducação das relações étnicas e raciais a partir da contação de histórias infantis nas quais há protagonistas negros, haja vista o potencial formativo do trabalho com literatura infantil para contribuir para a construção da identidade, da auto-estima das crianças e para a valorização da convivência na diversidade étnica e racial. Especificamente, pretende-se desenvolver brincadeiras e contação/confecção de histórias para crianças da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental de Viçosa e regiões circunvizinhas, destacando a importância do lúdico e o seu potencial alcance em temas de diversidade cultural, além de discutir sobre a importância do respeito às diferenças e a valorização das diversidades étnico-raciais na infância. Metodologicamente, o projeto propõe intervir nas representações sobre a cultura afro-brasileira trazidas pelos participantes que, após sondagem inicial, na forma de rodas de conversa, relatam, em sua maioria, ideias, sobre o continente e cultura africanos, sedimentadas em estereótipos que reproduzem preconceitos e impedem que os mesmos assumam sua ancestralidade africana. Assim, as crianças, professores e pais são conduzidos à contação de histórias protagonizadas por personagens, manipuláveis, de diferentes origens étnicas. Estas são ambientadas em diversas realidades culturais e, tem, por finalidade, destacar a importância do lúdico e o seu potencial alcance em temas de diversidade cultural. O trabalho com as temáticas da diversidade cultural tem alcançado resultados parciais, como reflexões sobre a valorização da diversidade étnica e cultural por parte dos pais, docentes e licenciandos em diálogo com o projeto, além do aumento do interesse dos professores em realizar as atividades com seus alunos. Da mesma forma, o projeto tem promovido a disseminação de conhecimento literário de histórias infantis temáticas aos docentes, promovendo, destarte, a valorização da cultura em suas diversas manifestações, além de atuar contribuindo para formação dos bolsistas e voluntários da Ludoteca, com reflexões teóricas e práticas, articulando ensino, pesquisa e extensão.
Palavras-chave lúdico, infância, diversidade étnica
Forma de apresentação..... Oral
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