ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Extensão |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Ciências Humanas |
Setor | Departamento de Educação |
Bolsa | PIBEX |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | MEC |
Primeiro autor | Daliane Sousa Rosa |
Orientador | NATALIA RIGUEIRA FERNANDES |
Outros membros | Áthila Marcelo Mateus da Silva, Edilaine Conceicao Costa de Queiroz, Juliana Aparecida Moreira Neves, Shirley Cristina Teixeira |
Título | Rompendo o silêncio escolar e redimensionando as relações étnicas na infância |
Resumo | Autora: Daliane Rosa Orientadora: Profa. Natalia Rigueira Fernandes A Ludoteca da UFV é um espaço de integração entre a universidade e as comunidades viçosense e de regiões circunvizinhas. Os atendimentos ocorrem, durante a semana, voltados para a comunidade escolar e, aos domingos, propiciam o brincar das crianças com seus familiares. A preparação do ambiente enfatiza o desenvolvimento de atividades lúdicas, brincadeiras e contação de histórias. O projeto de extensão "Rompendo o silêncio escolar e redimensionando as relações étnicas na infância", vinculado à Ludoteca, desenvolve brincadeiras, contação/confecção de histórias para crianças da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, com o intuito de estimular discussões sobre diversidades étnicas na infância. O projeto tem, como objetivo geral, empreender uma reeducação das relações étnicas e raciais a partir da contação de histórias infantis nas quais há protagonistas negros, haja vista o potencial formativo do trabalho com literatura infantil para contribuir para a construção da identidade, da auto-estima das crianças e para a valorização da convivência na diversidade étnica e racial. Especificamente, pretende-se desenvolver brincadeiras e contação/confecção de histórias para crianças da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental de Viçosa e regiões circunvizinhas, destacando a importância do lúdico e o seu potencial alcance em temas de diversidade cultural, além de discutir sobre a importância do respeito às diferenças e a valorização das diversidades étnico-raciais na infância. Metodologicamente, o projeto propõe intervir nas representações sobre a cultura afro-brasileira trazidas pelos participantes que, após sondagem inicial, na forma de rodas de conversa, relatam, em sua maioria, ideias, sobre o continente e cultura africanos, sedimentadas em estereótipos que reproduzem preconceitos e impedem que os mesmos assumam sua ancestralidade africana. Assim, as crianças, professores e pais são conduzidos à contação de histórias protagonizadas por personagens, manipuláveis, de diferentes origens étnicas. Estas são ambientadas em diversas realidades culturais e, tem, por finalidade, destacar a importância do lúdico e o seu potencial alcance em temas de diversidade cultural. O trabalho com as temáticas da diversidade cultural tem alcançado resultados parciais, como reflexões sobre a valorização da diversidade étnica e cultural por parte dos pais, docentes e licenciandos em diálogo com o projeto, além do aumento do interesse dos professores em realizar as atividades com seus alunos. Da mesma forma, o projeto tem promovido a disseminação de conhecimento literário de histórias infantis temáticas aos docentes, promovendo, destarte, a valorização da cultura em suas diversas manifestações, além de atuar contribuindo para formação dos bolsistas e voluntários da Ludoteca, com reflexões teóricas e práticas, articulando ensino, pesquisa e extensão. |
Palavras-chave | lúdico, infância, diversidade étnica |
Forma de apresentação..... | Oral |