Resumo |
No nosso cotidiano é comum utilizarmos recursos audiovisuais como forma de entretenimento, para passar o tempo ou relaxar. Porém, eles também possuem uma função educativa, podendo ser utilizados como recursos didáticos nas aulas uma vez que possuem a capacidade de despertar a curiosidade dos alunos e potencializar a aprendizagem dos mesmo. Diante disso, esse trabalho investigou, a partir das perspectivas de docentes das licenciaturas da Universidade Federal de Viçosa, como o vídeo tem sido utilizado enquanto recurso didático. Foram realizadas entrevistas semiestrututadas com docentes do Departamento de Educação, os quais atuam em diferentes licenciaturas, para analisar como eles compreendem o papel do vídeo na formação dos professores, bem como identificar o modo como esse recurso tem sido utilizado. Com a autorização dos participantes, acompanhamos algumas aulas, nas quais o vídeo foi utilizado como recurso didático para, com base na observação, investigar como esse uso se dá nesse contexto. Também realizamos entrevistas com grupos de licenciandos das aulas observadas, visando identificar as visões dos futuros professores em relação ao uso do vídeo na sua formação. As entrevistas foram registradas em áudio e as observações em um caderno de campo. Na análise usamos a triangulação, visando maior credibilidade dos resultados. Como resultado, obtivemos que os docentes percebem que o vídeo é um recurso capaz de favorecer a aprendizagem dos alunos, desde que o professor planeje o seu uso e o relacione com o que está sendo ensinado. Além disso, quando bem utilizado, permite que os estudantes desenvolvam o pensamento crítico e a capacidade de ouvir e dialogar com opiniões diferentes sobre um mesmo assunto. Porém, os docentes evidenciam que a estrutura das salas de aula e falta de equipamentos pode limitar o uso dessa tecnologia. Ademais, os dados apontam que os futuros professores tendem a repetir em sua prática as metodologias vivenciadas ao longo da trajetória escolar. Assim, os educadores sugerem que seria importante que os cursos de formação enfatizassem a utilização dos recursos audiovisuais e ressaltassem a importância de empregá-los em sala de aula, uma vez que os estudantes têm dificuldades de utilizá-los didaticamente. Por fim, concluímos que o uso de recursos audiovisuais não é algo fácil de se fazer; necessita tempo de planejamento e avaliação, se modifica de acordo com a turma na qual se está e em relação às tecnologias disponíveis no momento. Logo, esse estudo se mostrou importante, uma vez que ofereceu elementos que contribuem com o debate acerca do uso do vídeo - e das Tecnologias Digitais, em geral - na Educação. |