Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10209

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Departamento de Economia Rural
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros, UFV
Primeiro autor Debora Cristina Donizete
Orientador BIANCA APARECIDA LIMA COSTA
Outros membros Maria Cândida Jannuzzi de Oliveira, Miria Elias da Silva, Vanessa Pereira Lima
Título Geração de trabalho e renda por meio da interseção entre Saúde Mental e Economia Solidária: O caso do Grupo de Produção Solidária incubado pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Viçosa (ITCP-UFV)
Resumo A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Viçosa (ITCP-UFV) é um Programa de Extensão criado em 2003 com o intuito de desenvolver ações
de incubação e assessoria à Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) visando a consolidação de iniciativas populares capazes de gerar trabalho e renda. A metodologia de trabalho utilizada pela ITCP-UFV parte do pressuposto da educação popular e de uma extensão dialógica e participativa, para que se possa construir conjuntamente soluções para o desenvolvimento dos EES. Desde sua criação, o programa tem incubado EES de diversos segmentos, dentre eles podemos destacar o Artesanato e Cultura. No ano de 2016, a ITCP- UFV iniciou uma parceria com o Grupo de Produção Solidária, oriundo do Serviço de Atenção à Saúde Mental - SEMENTE, que se trata de um serviço instituído pelo Instituto UFV de Seguridade Social - Agros. Instituíto em 2004, o Serviço vem cuidando de pacientes com transtornos psiquiátricos crônicos e severos e acompanhando seus familiares, contribuindo assim para a estabilização psicossocial de seus integrantes. Assim, a ITCP-UFV, ao longo dessa parceria, busca auxiliar o Grupo de Produção Solidária nos processos de geração de trabalho e renda por meio de intervenções dialógicas e interdisciplinares. Dentre as atividades desenvolvidas, podemos citar estudo de viabilidade econômica, oficinas de precificação, oficinas de criação, oficinas de identidade, capacitação para gestão econômica e social do empreendimento e oficinas de economia solidária. Além disso, a equipe da Incubadora apóia a comercialização do empreendimento e busca contribuir para o acesso a novos mercados. A partir do processo das oficinas de identidade, o Grupo de Produção Solidária criou sua própria marca e decidiram a mudança para o nome SEMEART. Atualmente, o empreendimento comercializa os seus produtos de artesanatos na Feira Quintal Solidário, produtos esses que são criados na sede da ITCP-UFV. A equipe auxilia o Grupo desde o processo de criação e desenvolvimento de seus produtos até questões financeiras e administrativas. Através destas atividades, podemos perceber o aprimoramento do conhecimento teórico e prático dos formadores que atuam na ITCP-UFV e dos integrantes do grupo nas práticas já citadas. Além disso, há uma melhor inserção no mercado e uma contribuição positiva nos processos de autonomia e autogestão do empreendimento, promovendo, assim, a inclusão social.
Palavras-chave Economia Solidária, Artesanato, Saúde Mental
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,59 segundos.