Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10203

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor André Randazzo Ortega
Orientador JOANA D'ARC GERMANO HOLLERBACH
Título Os Discursos Oficiais Sobre as Leis 5.692/71 e 13.415/17: A Defesa De Uma Educação a Serviço do Capital.
Resumo Este trabalho tem por objetivo analisar os discursos oficiais produzidos pelo Estado acerca de duas políticas educacionais de grande ervergadura para o ensino médio no Brasil. A primeira a Lei 5.692/71, a “reforma educacional da ditadura”, que tornou compulsória a profissionalização em todo o 2º grau de ensino no país. A segunda, a Lei 13.415/17, a mais recente política pública educacional de grande escala no Brasil, cujos pressupostos alteram praticamente todo o funcionamento do ensino médio em curto, médio e longo prazo. Objetiva, também, compreender como o Estado representou os interesses do grande capital e tratou de suas reformas e da questão da profissionalização em ambos os casos.
Para a consecução de nosso objetivo, lançamos luz à consolidada bibliografia existente sobre a primeira Lei e utilizamos a técnica da análise documental que, no caso, refere-se ao Parecer de nº 45/72. Já para a segunda, propõe-se a análise das propagandas produzidas pelo Ministério da Educação sobre o “Novo Ensino Médio”. Em seguida, fazemo-nos valer de suporte bibliográfico que se ampara nos principais eixos do materialismo histórico dialético que investiga a íntima conexão entre a forma pela qual a sociedade produz sua existência material e se organiza, ou seja, em uma sociedade de classes, e a escola que nela se constitui. Sendo assim, precisamos entender, desde o princípio, que os registros oficiais e as políticas sobre as quais lançamos questionamentos estão inseridos no contexto da sociedade capitalista e que, por definição, terão funcionamentos e dinâmicas intrinsecamente relacionadas a este sistema.
Nossa investigação nos evidenciou a existência de congruências estruturais nos discursos engendrados em ambas as ocasiões. Concomitantemente, argumentamos que os discursos e o tratamento dado pelo Estado para suas políticas educacionais fazem parte de um esforço para azeitar as condições necessárias para a implantação das reformas, garantindo, assim o atendimento dos interesses e demandas dos grandes capitalistas e dos setores produtivos na manutenção de uma educação a serviço do capital.
Palavras-chave Lei 13.415/17, Discursos, Propagandas.
Forma de apresentação..... Oral
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