Resumo |
A pesquisa foi desenvolvida tendo por base a “memória oficial” da cidade de Viçosa MG. Para tal analisamos publicações oriundas do antigo jornal citadino, A cidade e o grupo Museu virtual de Viçosa, presente na rede social facebook. Dessa maneira o período de estudos corresponde ao mesmo de circulação de tais meios de comunicação – 1959/2018. Simultaneamente, fizemos estudo do livro Fatos e vultos de Viçosa. O objetivo foi compreender e discutir a fisiologia dessa “memória oficial”, sua organização e estrutura que se materializaram no conjunto de bens patrimonializados pelo município. A metodologia consistiu na levantamento dos principais interlocutores e suas respectiva contribuições nesses meios de comunicação. No ínterim constatamos vasta variedade de conteúdos, bem como de exemplares. Dessa forma a pesquisa não exauriu estudo a totalidade das fontes. O material coletado foi organizado, resumidamente, em quatro quadros. O primeiro dispõe das contribuições do autor do livro, na sequência, o segundo quadro, compõe personagens e ações extraídos dessa narrativa, que remontam o mito fundador da cidade de Viçosa. No terceiro, buscamos abarcar autores e publicações do jornal A cidade. O último sintetiza as principais repetições e seus respectivos significados. Como conclusão foi observada organização muito complexa e rebuscada de uma “memória oficial”, articulada por um grupo heterogêneo, que compõe um lugar social comum, a elite local. Também constatamos que tais discursos defendiam uma agenda política de âmbito local e regional, bem como buscou criar uma mentalidade simpática ao turismo acadêmico. Sob o égide do mito fundador, tecido no livro Fatos e vultos de Viçosa, foi conquistada legitimidade necessária à agenda política eleita em 1967, além de agregar o devido respaldo ações que visavam o acolhimento do afluxo de pessoas, impulsionado pela extinta UREMG. Para tanto, foi construída a ideia de cidade universitária a partir de uma predestinação amparada por uma tradição forjada pelo mito, a de cidade vocacionada ao ensino. |