Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10196

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Anmaly Natália Miguel Monteiro Gilbert
Orientador RITA MARCIA ANDRADE VAZ DE MELLO
Título Metodologias ativas inspiradas na Escola da Ponte: como se dá o processo de formação de professores no contexto brasileiro
Resumo O presente trabalho, busca entender como se dá o processo de formação de professores voltado para metodologias ativas inspiradas na Escola da Ponte no contexto brasileiro de educação. A pesquisa é de cunho qualitativo e possui como instrumentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Objetiva-se conhecer de que forma duas instituições brasileiras que adotam as metodologias ativas sugerem promover a formação dos professores voltada para a autonomia e aprendizagem das crianças. Além disso, foi delineado como objetivos específicos descrever os processos metodológicos, estrutura, avaliação e desenvolvimento da autonomia na Escola da Ponte; pesquisar os caminhos de uma instituição de ensino não formal e de uma instituição formal no Brasil na busca por uma proposta metodológica voltada para esses fins, e apresentar o processo de formação dos professores dessa instituição. Além disso, pretende-se entender a relação dos educadores com as atividades e práticas pedagógicas ativas. Pautada em autores como Freire (2011), Pimenta (1997) e Morán (2015), foi construída uma revisão de literatura a fim de entender as metodologias ativas, principalmente voltadas para a autonomia dos educandos. Nesse sentido, também foram estudadas a Escola da Ponte, em Portugal e duas instituições brasileiras inspiradas em sua filosofia: a Maria Peregrina, que está situada em São José do Rio Preto, São Paula, e a APOV – Associação Assistencial e Promocional da Pastoral da Oração de Viçosa, uma instituição de educação não formal localizada em Viçosa, Minas Gerais. A pesquisa pautou-se na reflexão respaldada na literatura, tomando como interface estudos voltados para a promoção da autonomia de alunos e o potencial da área pedagógica, com o uso de metodologias ativas, para a obtenção de resultados na mesma direção, identificar pontos de convergência e divergência. Pressupõe-se que as experiências no Brasil baseadas na Escola da Ponte se assemelham muito no que diz respeito à filosofia e metodologia. A presente pesquisa não julga estar finalizada nem obter respostas às inquietações inerentes à prática docente, mas busca entender o processo pelo qual essas instituições adotam para que haja formação adequada e continuada dos educadores ali presentes, provocando uma reflexão crítica e possíveis experimentos, no sentido de ampliar registros e discussões com vistas à qualidade do ensino. Palavras chave: Metodologias ativas. Promoção da autonomia. Metodologia da problematização.
Palavras-chave Autonomia, Metodologias Ativas, Formação de Professores
Forma de apresentação..... Oral
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