Resumo |
O presente trabalho, busca entender como se dá o processo de formação de professores voltado para metodologias ativas inspiradas na Escola da Ponte no contexto brasileiro de educação. A pesquisa é de cunho qualitativo e possui como instrumentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Objetiva-se conhecer de que forma duas instituições brasileiras que adotam as metodologias ativas sugerem promover a formação dos professores voltada para a autonomia e aprendizagem das crianças. Além disso, foi delineado como objetivos específicos descrever os processos metodológicos, estrutura, avaliação e desenvolvimento da autonomia na Escola da Ponte; pesquisar os caminhos de uma instituição de ensino não formal e de uma instituição formal no Brasil na busca por uma proposta metodológica voltada para esses fins, e apresentar o processo de formação dos professores dessa instituição. Além disso, pretende-se entender a relação dos educadores com as atividades e práticas pedagógicas ativas. Pautada em autores como Freire (2011), Pimenta (1997) e Morán (2015), foi construída uma revisão de literatura a fim de entender as metodologias ativas, principalmente voltadas para a autonomia dos educandos. Nesse sentido, também foram estudadas a Escola da Ponte, em Portugal e duas instituições brasileiras inspiradas em sua filosofia: a Maria Peregrina, que está situada em São José do Rio Preto, São Paula, e a APOV – Associação Assistencial e Promocional da Pastoral da Oração de Viçosa, uma instituição de educação não formal localizada em Viçosa, Minas Gerais. A pesquisa pautou-se na reflexão respaldada na literatura, tomando como interface estudos voltados para a promoção da autonomia de alunos e o potencial da área pedagógica, com o uso de metodologias ativas, para a obtenção de resultados na mesma direção, identificar pontos de convergência e divergência. Pressupõe-se que as experiências no Brasil baseadas na Escola da Ponte se assemelham muito no que diz respeito à filosofia e metodologia. A presente pesquisa não julga estar finalizada nem obter respostas às inquietações inerentes à prática docente, mas busca entender o processo pelo qual essas instituições adotam para que haja formação adequada e continuada dos educadores ali presentes, provocando uma reflexão crítica e possíveis experimentos, no sentido de ampliar registros e discussões com vistas à qualidade do ensino. Palavras chave: Metodologias ativas. Promoção da autonomia. Metodologia da problematização. |