Outros membros |
Antônio Márcio Costa Ferreira, Bruna de Souza Vieira, Glauco Luis do Nascimento Martins, Heriane Evangelista da Silva, Karoline Hellen Madureira de Melo, Liara de Azevedo Cassiano, Mariana Bezerra Castoldi, Mirelly Jady Fernandes e Silva |
Resumo |
Uma forma de envolver os alunos, despertar interesses e complementar os assuntos apresentados em aula teórica é através das aulas práticas. Nesse sentido, o projeto de extensão Bioenlace oferece aulas práticas para alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Capitão Arnaldo Dias de Andrade, de Cajuri (MG). Esse trabalho descreve como foi ministrada uma aula sobre Dinâmica populacional. Inicialmente, demarcou-se dois territórios (A e B) em uma área aberta. Os territórios possuíam a mesma área e os alunos foram distribuídos, em número desigual, nos mesmos. Para perceber que um território possuía maior densidade populacional do que o outro, os alunos preencheram um cartaz que continha a fórmula da densidade demográfica. Na segunda atividade foi trabalhado o conceito de natalidade e os indivíduos dos dois territórios receberam fichas com dizeres: “Você teve filhos” ou “Você não teve filhos”. Nesse momento, outros alunos entraram nos territórios como “filhos”, sendo que o território que já tinha maior densidade populacional recebeu mais filhos. Os dados foram acrescentados nos cartazes, para que percebessem a relação entre natalidade e aumento da densidade populacional. Na terceira atividade, as duas populações receberam bandejas com quantidades iguais de sementes para simular o alimento disponível em cada território. Elas também receberam pregadores e pinças, para representar diferentes tipos de bicos de aves. Como um dos territórios possuía maior densidade, os alunos puderam observar que, uma população maior pode sofrer perdas devido à pouca disponibilidade de recursos. A aula envolveu também o tema predação. Para isso foi simulado um jogo de “queimada” com os indivíduos de cada território. Foram distribuídas fichas que identificavam cada aluno como um organismo participante de uma teia alimentar e os mesmos, aleatoriamente, deveriam acertar a bola na pessoa que correspondesse à sua presa. Ao ser atingido pela bola, o participante deveria revelar sua identidade e, se o predador tivesse acertado sua presa, ela iria para um terceiro território (C); caso contrário, o predador mudaria de território. Para trabalhar o conceito de migração foram distribuídas fichas contendo informações sobre mudanças climáticas e/ou escassez de alimento, bem como instruções sobre o que os indivíduos deveriam fazer nessas situações. Com isso, os alunos perceberam que com a migração pode levar a mistura entre indivíduos de territórios originalmente diferentes e que vários fatores bióticos e abióticos podem influenciar nesse processo. Os estudantes participaram ativamente das práticas, complementando os conceitos abordados com os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas. Com base na excelente receptividade e interesse demonstrado pelos alunos, pode-se notar a importância desse tipo de aula no contexto educacional, como forma de tornar a aprendizagem coerente e prazerosa, tornando-os participantes ativos na construção do conhecimento. |