Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10189

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Ana Paula Anacleto Virgolino
Orientador FERNANDA MARIA COUTINHO DE ANDRADE
Outros membros Solange Martins Antunes Ferreira
Título Agroecologia em Escolas do Campo: partilha de conhecimentos em plantas medicinais, homeopatia e alimentação saudável.
Resumo Este projeto emerge das problemáticas enfrentadas pelas escolas do campo. O projeto está sendo desenvolvido na Escola Municipal Prof. Paulo Mário Del Giudice, localizada na comunidade: Colônia Vaz de Melo, Zona Rural de Viçosa / MG. Verifica-se que embora o tema Agroecologia já venha sendo trabalhado, através do Projeto do Tempo Integral Mais Educação, algumas problemáticas ainda persistem como a necessidade da escola em conhecer sobre temáticas e práticas de ensino em Agroecologia e os princípios que norteiam a Educação do Campo. Os/as professores/as e gestores/as afirmam que, mesmo estando localizada na zona rural, os processos de ensino aprendizagem da escola ainda não estão voltados a realidade e às especificidades da diversidade de sujeitos do campo. Outra problemática se refere ao uso de agrotóxicos pelas famílias dos estudantes. O projeto tem como objetivo partilhar conhecimentos sobre Agroecologia, por meio das plantas medicinais, da homeopatia e da alimentação saudável, que possam auxiliar na estruturação de processos formativos na escola do campo, bem como promover conhecimentos sobre práticas agroecológicas as famílias agrícolas moradoras do entorno da escola. Também objetiva aproximar a comunidade escolar, e as famílias dos estudantes da Escola Nacional de Energia Popular (ENEP). A ENEP é espaço educativo não formal, localizada ao lado da escola, e tem como foco divulgar tecnologias populares, como as práticas naturais de auto condução da saúde e a agroecologia, como proposta de desenvolvimento do campo e da cidade. Neste espaço estão sendo realizadas algumas ações deste projeto. O público são estudantes, professores/as, gestoras da escola e famílias agricultoras. Até o momento já foram realizadas: 2 reuniões de apresentação do projeto e planejamento das ações; 1 oficina de formação das professores/as e gestores/as da Escola sobre práticas de ensino em Agroecologia; 7 oficinas com estudantes, professoras/es, gestoras sobre as temáticas da agroecologia: plantas medicinais, homeopatia e alimentação saudável; além do Seminário de Partilha de Conhecimentos com os estudantes, professores/as, gestores/as e famílias agricultoras. Neste Seminário foram oferecidas oficinas sobre: plantas medicinais, homeopatia, agrotóxicos, alimentação saudável, Agroecologia e cultura popular. Nas oficinas estão sendo desenvolvidas diversas metodologias participativas, além das práticas de ensino em Agroecologia. Em todas as atividades estão sendo distribuídos cadernos temáticos. Diante das avaliações da escola e participantes das atividades as ações desenvolvidas por deste projeto tem sido relevantes para aproximar a escola das temáticas da agroecologia e contextualizar o seu ensino dentro da perspectiva da Educação do Campo.
Palavras-chave Agroecologia, Escola do campo, Educação do campo.
Forma de apresentação..... Painel
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