Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10183

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Patrícia de Assis Paiva
Orientador ARTHUR MEUCCI
Outros membros Beatriz Vieira Magdaleno, Daiane Araujo Meireles
Título Reprodução dos padrões dominantes de gênero: o caso da Ludoteca UFV
Resumo O presente trabalho buscou identificar se havia reprodução dos padrões dominantes de gênero por professores da educação básica em um projeto de extensão da Universidade Federal de Viçosa, a Ludoteca. Utilizando o método etnográfico e a observação participativa, a pesquisa baseou-se nas observações do trabalho voluntário das autoras em um período de um ano, entre março de 2016 a março de 2017. O Marco teórico de referência utilizado foram Claudia Cordeiro Rael, Dagmar Estermann Meyer e Silvana Vilodre Goellner, no livro “Corpo, Gênero e Sexualidade: um debate contemporâneo na educação”. A análise do corpus forneceu considerações sobre a imposição acrítica da cultura dominante de gênero nos estudantes desde a escolarização infantil. Este trabalho apresentou e discutiu as divisões de gênero por meio dos brinquedos e brincadeiras na Ludoteca da UFV pelos professores das escolas de educação básica que participam das atividades do projeto de extensão. Em alguns espaços da Ludoteca ou por meio de alguma brincadeira, a separação de gênero era visível, entre as próprias crianças ou entre os professores responsáveis por elas. Durante as observações diversas experiências foram vivenciadas neste trabalho voluntário, sendo algumas mais significativas, relacionadas ao discurso de divisão dos brinquedos e brincadeiras pelos gêneros masculino e feminino entre as próprias crianças, desta maneira, percebe-se que as brincadeiras, que são extremamente importantes para a formação dos pequenos e servem para além de atividades lúdicas e divertidas, mas também para a resolução de conflitos, para a afirmação de identidade e desenvolvimento intelectual e físico, estimulando, ainda, diversas habilidades, acabam servindo como instrumento para a reprodução cultural de gênero, já que as crianças são ensinadas a diferenciarem os brinquedos como “de menino” e “de menina”. Analisando o exposto é possível considerar que há reprodução de gênero pelos docentes dentro do espaço de extensão e formação da Universidade Federal de Viçosa. Os acontecimentos observados durante um trabalho voluntário na Ludoteca foram relacionados com os conceitos de cultura e gênero, de forma que estes seguem os padrões da sociedade, principalmente os dominantes, nas famílias, nas escolas e em espaços de formação, fazendo parte do discurso, em muitos casos acrítico, dos profissionais responsáveis pela educação e ensino das crianças.
Palavras-chave Ludoteca, gênero, educação
Forma de apresentação..... Painel
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