Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10182

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Nathália Barros Ferreira
Orientador CRISTIANE BOTELHO VALADARES
Outros membros Kevin Lopes Pereira
Título Projeto Surdo Cidadão: ensino e acessibilidade
Resumo Primeira língua oficial de surdos e filhos de surdos e segunda língua oficial do Brasil desde 2002, pela Lei Nº 10.436, a Libras (Língua Brasileira de Sinais), é de extrema importância para que o indivíduo surdo se identifique como parte integrante da sociedade. Tendo isso em vista, teve início em 2007, na Universidade Federal de Viçosa (UFV), nomeado como “Matemática e Surdez: questão de linguagem e novas técnicas de ensino”, o atual, e mais abrangente, projeto de extensão “Surdo Cidadão”, que recebeu esse nome no ano de 2014. O “Surdo Cidadão” visa a acessibilidade das pessoas surdas por meio da divulgação da Libras e disseminação da Cultura Surda. Aspirando atingir seus objetivos o projeto oferece, ao longo de todos os semestres, três minicursos para toda a comunidade acadêmica e viçosense, dois de nível Básico I e um de nível Básico II, assim como palestras, que são oferecidas aos alunos de graduação, e oficinas. Além disso, o projeto dá auxílio didático em Matemática e Ciências da Natureza, ambas concomitante com a Língua Portuguesa, a um grupo de surdos de Viçosa e região, favorecendo seu processo de ensino e aprendizagem e permitindo aos licenciandos em formação serem agentes multiplicadores na perspectiva de educação inclusiva com foco na educação de surdos. As ações do projeto são discutidas semanalmente pela equipe e, no decorrer do ano, as discussões levaram a aulas com temas específicos de Química, como “Separação de Misturas”, e Matemática, como “Operações Básicas e Geometria”, a fim de contribuir nas questões sociais, científicas, tecnológicas e ambientais. Como feedback, ao fim de todos os minicursos, são aplicados questionários como forma de avaliação do projeto, para que críticas e sugestões sejam aplicadas para sua constante melhoria. No período de março a junho de 2018, o projeto, com o oferecimento de seus minicursos, atendeu 60 pessoas no Básico I e 24 pessoas no Básico II e, com as palestras, aproximadamente, 120 estudantes de graduação. A aplicação dos questionários acerca da satisfação e expectativa sobre as atividades desenvolvidas trouxe como resposta que, 76% dos participantes do minicurso tiveram seu interesse pessoal sobre a Libras e a cultura surda aumentado e que para 100% dos participantes o minicurso mudou sua visão sobre os surdos. A partir dos retornos recebidos, acredita-se que o os objetivos vêm sendo alcançados, que a Língua Brasileira de Sinais tem sido levada, a cada atividade realizada, a um número maior de pessoas, que têm aumentado seu interesse por essa língua e cultura e, além disso, o projeto reforça e comprova a importância das ações extensionistas dentro e fora da universidade.
Palavras-chave Libras, cultura surda, Surdo Cidadão
Forma de apresentação..... Oral
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