Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10175

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Yanna Celidonio Daflon de Melo
Orientador FLAVIA BATISTA BARBOSA DE SA DIAZ
Outros membros Maria Teperino Pinho, Nicoli Souza Carneiro, Sarah Semíramis do Amaral Zinato
Título O ensino dos primeiros socorros a um grupo escoteiros
Resumo Introdução: Sabe-se que situações de emergências podem ocorrer em qualquer local e acometer indivíduos em qualquer faixa etária levando a complicações e até mesmo ao óbito, se o devido cuidado não for prestado rapidamente. O projeto de extensão Primeiros Socorros visa capacitar a comunidade e os profissionais de saúde do município de Viçosa e região para o atendimento em primeiros socorros, situações de urgência e emergência. Acredita-se que se os primeiros socorros forem ensinados na infância ou adolescência, teremos adultos mais preparados para prestar o primeiro atendimento às vítimas de situações de urgência e emergência, melhorando assim, as chances de sobrevivência das mesmas. Objetivo: relatar a experiência dos membros do projeto Primeiros Socorros em participar de uma capacitação realizada com um grupo de escoteiros. Metodologia: trata-se de um relato de experiência cuja atividade foi realizada no dia cinco de maio de 2018 no Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa (UFV), com carga horária de cinco horas. Os temas abordados foram: engasgo, asfixia, intoxicação, picada por animais peçonhentos, parada cardiopulmonar, hemorragias, síncopes e convulsões. Utilizou-se metodologia teórico-prática para o ensino. O projeto contou com a parceria dos estudantes de graduação do curso de biologia estagiários do Museu de Zoologia da UFV para melhor abordagem da temática “animais peçonhentos” (aranhas, escorpiões e cobras). Os participantes foram divididos em grupos que passavam por diferentes cenários para aprendizagem dos primeiros socorros. Resultados: Participaram da capacitação quarenta e um escoteiros, todos menores de quinze anos. Percebeu-se durante a capacitação o interesse de todas as crianças em aprender os primeiros socorros. Além disso, elas participaram ativamente das atividades práticas, repetindo as ações ensinadas até que as mesmas fossem executadas adequadamente. Na estação em que foi ensinado “prevenção e atendimento às vítimas de animais peçonhentos” foi possível apresentar aos escoteiros os animais peçonhentos ao vivo, possibilitando aos mesmos conhecerem as espécies destes animais mais prevalentes em nossa região. A maioria não sabia o que fazer diante de situações de urgência ou emergência, mas relataram melhorias no conhecimento após o treinamento. Vale ressaltar, que este tipo de atividade favorece a articulação entre a universidade e a comunidade onde estão inseridos a docente e os discentes de graduação do curso de enfermagem do respectivo projeto de extensão, socializando o conhecimento adquirido e apreendido na academia em benefício da sociedade. Conclusão: O treinamento permitiu uma significativa troca de saberes entre docente, discentes e o grupo de escoteiros, ampliando os saberes e práticas das crianças neste tipo de atendimento.
Palavras-chave Primeiros Socorros, Ensino, Enfermagem
Forma de apresentação..... Oral
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