Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10174

ISSN 2237-9045
Instituição Faculdade Santa Marcelina Muriaé
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia/Tecnologia
Setor Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Stefanie Marquioro
Orientador Eduardo de Paula Miranda Pereira
Outros membros Érica das Graças Mendes Pedrosa, Everaldo Graciliano Souza Ribeiro
Título Análise do impacto econômico social sobre o acesso ao ensino superior
Resumo Mesmo com as desigualdades socioeconômicas observadas no cotidiano brasileiro, o processo de evolução e transformação da sociedade dessa nação se dá a cada momento. No ano de 2017, foram realizadas algumas pesquisas as quais demonstraram que o Brasil ocupa posições muito baixas se comparando a países com índices de desenvolvimento bem abaixo dos seus. É possível compreender as desigualdades sob dois aspectos: econômico e social. A partir desses dois aspectos, o econômico representa maior influência sobre as decisões e comportamentos. Em contrapartida ao aspecto econômico, observa-se que o mercado de trabalho se torna cada vez mais competitivo, elevando assim, o nível de conhecimento exigido pelas organizações públicas e provadas sobre a população economicamente ativa. Nesse contexto há uma disparidade de fatos, deseja-se aumentar o nível de qualificação, porém existem sérios problemas econômicos decorrentes de crises e do desemprego elevado. O problema se torna um pouco mais grave, pois uma das saídas para a sua resolução é melhorar a qualificação dos profissionais. Com a melhoria da qualificação, novos negócios são criados, empregos são gerados e a economia passa a crescer novamente. Analisando-se alguns dados de outras pesquisas, verificou-se que somente cerca de 15% dos brasileiros estão cursando algum curso superior. A partir dessa situação problema, ou seja, a necessidade de qualificação profissional e a precária situação econômica da população, o presente trabalho buscou realizar uma pesquisa socioeconômica utilizando para isso a ferramentas gratuitas disponíveis na internet, como o Google Forms e o extenso banco de dados com contatos que se inscreveram para cursar certa quantidade de cursos de graduação em uma Instituição de Ensino Superior localizada na região da Zona da Mata Mineira. Os objetivos da pesquisa foram traçados com o intuito de descobrir os motivos pelos quais os alunos se inscrevem para o vestibular da Instituição de Ensino Superior, porém não se matriculam. Várias foram as hipóteses levantadas pelo grupo de pesquisadores e, a partir disso, foram desenvolvidas algumas questões as quais estão sendo respondidas pelo referido público dessa pesquisa. Como ferramentas e recursos de apoio, está sendo utilizado um link gerado pela ferramenta na internet e celulares com aplicativos de conversação instantânea. Os resultados parciais da pesquisa já demonstram que o fator econômico é substancialmente importante para que brasileiros passam a se qualificar com cursos de graduação. Como resultado dessa pesquisa, deseja-se utilizar essas informações para que sejam estruturados alguns projetos com o objetivo de ofertar cursos com qualidade a baixo custo.
Palavras-chave Tecnologia, Desigualdade, Sociedade
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,62 segundos.