Resumo |
O projeto “Literatura, arte e cultura: os textos literários na escola em suas dimensões teóricas e práticas” se insere na linha de pesquisa sobre Literatura, mais especificamente sobre Ensino da Literatura. A proposta apresenta como principal questão a defasagem da leitura de textos literários, não somente entre os alunos do ensino fundamental e médio, mas também entre os cidadãos brasileiros de um modo geral. Assim, acreditamos que a escola pode e deve contribuir para que esta defasagem seja atenuada, por intermédio de práticas pedagógicas mais ativas e incisivas, e corroborar com as políticas públicas de incentivo à leitura. Apesar de não ser mais a única instância de transmissão de informação e conhecimento, isto é, um local de construção do saber, ainda é a escola a instituição de maior peso numa sociedade democrática e responsável em viabilizar o acesso dos cidadãos/alunos à leitura, especialmente, a leitura de textos literários em comunidades de vulnerabilidade social. Portanto, o objetivo geral deste projeto é propor técnicas de leitura, interpretação e análise de textos literários, com o intuito de otimizar e ressignificar a literatura na escola, bem como compreender a perspectiva mais abrangente da relação entre Cultura, Arte e Literatura, como formadora de sujeitos críticos, autônomos e conscientes da realidade que os cerca. Para isso, trabalhamos com os alunos do 9º ano do Centro Municipal de Educação Doutor Januário de Andrade Fontes, em Viçosa-MG, textos com temáticas sociais importantes, obras que possuem aspectos formais pertinentes para aplicação do conhecimento linguístico que eles já possuem e clássicos literários no intuito de democratizar o acesso aos bens culturais. Dessa forma, os resultados desta ação extensionista apontam para quatro dimensões: a primeira, diz respeito ao aperfeiçoamento das práticas pedagógicas do ensino da literatura na escola, explorando a leitura, o conhecimento da linguagem estética e a sistematização e o conhecimento de mundo; a segunda, enfatiza a relação teoria e prática, promovendo o diálogo entre universidade e comunidade para a formação discente; a terceira dimensão considera a construção da autonomia do aluno, no sentido de incentivá-lo à busca do contato com o texto literário fora do ambiente escolar, constituindo assim um cidadão/leitor e, por último, a garantia da inclusão social através do acesso aos bens culturais, incluindo a arte em geral e a Literatura, como um direito de todos. Assim, o desenvolvimento dos alunos é notório: já não se sentem intimidados no contato com o texto ficcional como sentiam no início das atividades, pelo contrário, apresentam desenvoltura e participação ativa na construção de sentido e estão sempre citando leituras realizadas por iniciativa pessoal e até mesmo produções escritas. |