Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10146

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Barbara Barboza Fontes
Orientador ANDYARA DO CARMO PINTO COELHO PAIVA
Outros membros ADEMIR NUNES RIBEIRO JUNIOR, Larissa Kawara Fonseca Pacheco, Luciano Côrtes Paiva, Nádia Vaz Sampaio
Título Parada cardiorrespiratória no contexto da Terapia Intensiva: da teoria à prática
Resumo Introdução: A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) apresenta uma alta complexidade em relação ao uso de tecnologias duras, constituídas por recursos materiais como equipamentos, e instrumentais. Devido a isso, torna-se necessário a realização de capacitações e atualizações da equipe multiprofissional sobre temas relevantes para a melhoria da qualidade do cuidado. A educação permanente, nesse cenário assistencial, visa transformar e qualificar a atenção à saúde através da articulação entre ensino e serviço, a fim de proporcionar novos conhecimentos, reflexões e a troca de experiências através de metodologias ativas. Objetivo: Relatar a experiência das oficinas sobre Parada Cardiorrespiratória (PCR) nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais de Viçosa. Descrição das principais ações: Os docentes e estudantes do curso de enfermagem da Universidade Federal de Viçosa, inseridos no projeto de extensão “A hora do “POR QUÊ”: o compartilhamento de saberes no contexto da terapia intensiva, na cidade de Viçosa-MG”, desenvolveram oficinas sobre o tema parada cardiorrespiratória. Os encontros aconteceram em outubro de 2017 e maio de 2018 com as equipes de enfermagem das UTIs, dos plantões diurnos e noturnos, nos hospitais da cidade de Viçosa-MG. Buscou-se correlacionar conceitos teóricos com a prática, fortalecendo o conhecimento relacionado a PCR. Para isso, foram utilizados um manequim de reanimação, um ambú e um tubo orotraqueal. Os membros do projeto simularam um atendimento a Parada Cardiorrespiratória para que, dessa maneira, resgatasse a teoria já apresentada anteriormente sobre Suporte Básico de Vida e Suporte Avançado de Vida. Posteriormente a equipe treinou no manequim compressão e ventilação, sendo observado a qualidade, a profundidade e a velocidade da compressão, assim como a qualidade da ventilação. Resultados alcançados até o momento: Diversas questões emergiram com as oficinas, propiciando o esclarecimento de dúvidas e o fortalecimento da prática com o referencial teórico atualizado e baseado em evidências que contempla todas as etapas no atendimento ao paciente em PCR. Identificou-se fragilidades da equipe de enfermagem em relação a algumas atualizações, sendo elaborado pelos membros do projeto um material com as atualizações discutidas com a equipe. Conclusões: A UTI, por se caracterizar como um ambiente de alta complexidade, exige uma assistência rápida e qualificada aos pacientes em situações críticas. A PCR é recorrente nesse setor, por isso requer atualizações e treinamentos com toda a equipe multidisciplinar para que dessa maneira se tenha a qualidade da assistência e uma maior sobrevida desses pacientes.
Palavras-chave Parada Cardiorrespiratória, Ressuscitação Cardiopulmonar, Cuidados de Enfermagem
Forma de apresentação..... Painel
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