Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10134

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Daiane do Carmo de Brito
Orientador NAISE VALERIA GUIMARAES NEVES
Outros membros VANILDA DE PAIVA BASTOS
Título Projeto “Viajando pelo Brasil através da cultura popular musical”: uma experiencia de estágio curricular na educação infantil
Resumo O presente trabalho refere-se ao projeto de intervenção que foi parte integrante da disciplina Estágio Supervisionado em Educação Infantil II, desenvolvido com crianças de 5 a 6 anos do Laboratório de Desenvolvimento Infantil – LDI/UFV, no período de agosto a novembro de 2016. Durante o primeiro mês, participamos das atividades junto às crianças e professoras objetivando vivenciar experiências de docência antes de assumir a sala como professora das crianças para desenvolver o projeto “Viajando pelo Brasil através da cultura popular musical”, finalizado em novembro de 2016. Objetivamos proporcionar vivências diversas relativas à iniciação musical que contribuíram para a construção do meu conhecimento como educadora no que se refere a como abordar a iniciação musical com crianças nessa faixa etária, de forma que as mesmas desenvolvam o gosto pela apreciação musical. Tal intervenção me possibilitou pensar em diferentes estratégias de ação docente, uma vez que é relevante ter clareza e compreensão de que as crianças têm a possibilidade de construir conhecimentos que perpassam pelas experiências do conhecimento musical de forma participativa e crítica. Considerando que o trabalho ocorreu no período das Olimpíadas, no Brasil, o objetivo geral do projeto foi planejar, executar e avaliar atividades lúdicas relacionadas às múltiplas linguagens a partir da cultura popular musical brasileira, inspirada nos mascotes dos jogos olímpicos e paraolímpicos de 2016. Aliar conhecimento da cultura popular musical brasileira junto aos mascotes dos jogos olímpicos e paraolímpicos (Tom e Vinícius) foi uma grande oportunidade para aproximar as crianças de compositores ícones da música popular brasileira. Foi possível trabalhar as diferentes linguagens (oral e escrita, matemática, ciências sociais e naturais, artes plásticas, musicais e dramáticas) por meio de atividades lúdicas específicas sobre essa temática. Sobre a cultura popular podemos dizer que, ela está fortemente ligada à música e esta tem um papel fundamental na educação. Gomes (2007) esclarece que a cultura é aprendida e reinventada, uma vez que se trata de algo da ordem do social e do coletivo. Considerando a importância da música na vida das crianças, planejei várias atividades e destaco a de ciências sociais. Por meio do vídeo do quintal da cultura contando a história da música garota de Ipanema, tive a intenção que as crianças desenvolvessem o sentimento de valorização cultural do país, conhecessem o surgimento da música tema das olimpíadas e paraolimpíadas 2016, sensibilizando-as para apreciação da mesma. As experiências vivenciadas durante o projeto proporcionou-nos uma oportunidade única de crescimento, troca de saberes e experiências: criança-criança; criança-adulto. A docência envolve o ensinar e o aprender e esses não são processos estanques, e sim contínuos. Tornar-se docente é superar barreiras todos os dias, é ir à busca de formação continuada, é ser mediador e ter muito amor pelo que faz.
Palavras-chave Educação infantil, música, formação de professor
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,67 segundos.