Resumo |
O presente trabalho refere-se ao projeto de intervenção que foi parte integrante da disciplina Estágio Supervisionado em Educação Infantil II, desenvolvido com crianças de 5 a 6 anos do Laboratório de Desenvolvimento Infantil – LDI/UFV, no período de agosto a novembro de 2016. Durante o primeiro mês, participamos das atividades junto às crianças e professoras objetivando vivenciar experiências de docência antes de assumir a sala como professora das crianças para desenvolver o projeto “Viajando pelo Brasil através da cultura popular musical”, finalizado em novembro de 2016. Objetivamos proporcionar vivências diversas relativas à iniciação musical que contribuíram para a construção do meu conhecimento como educadora no que se refere a como abordar a iniciação musical com crianças nessa faixa etária, de forma que as mesmas desenvolvam o gosto pela apreciação musical. Tal intervenção me possibilitou pensar em diferentes estratégias de ação docente, uma vez que é relevante ter clareza e compreensão de que as crianças têm a possibilidade de construir conhecimentos que perpassam pelas experiências do conhecimento musical de forma participativa e crítica. Considerando que o trabalho ocorreu no período das Olimpíadas, no Brasil, o objetivo geral do projeto foi planejar, executar e avaliar atividades lúdicas relacionadas às múltiplas linguagens a partir da cultura popular musical brasileira, inspirada nos mascotes dos jogos olímpicos e paraolímpicos de 2016. Aliar conhecimento da cultura popular musical brasileira junto aos mascotes dos jogos olímpicos e paraolímpicos (Tom e Vinícius) foi uma grande oportunidade para aproximar as crianças de compositores ícones da música popular brasileira. Foi possível trabalhar as diferentes linguagens (oral e escrita, matemática, ciências sociais e naturais, artes plásticas, musicais e dramáticas) por meio de atividades lúdicas específicas sobre essa temática. Sobre a cultura popular podemos dizer que, ela está fortemente ligada à música e esta tem um papel fundamental na educação. Gomes (2007) esclarece que a cultura é aprendida e reinventada, uma vez que se trata de algo da ordem do social e do coletivo. Considerando a importância da música na vida das crianças, planejei várias atividades e destaco a de ciências sociais. Por meio do vídeo do quintal da cultura contando a história da música garota de Ipanema, tive a intenção que as crianças desenvolvessem o sentimento de valorização cultural do país, conhecessem o surgimento da música tema das olimpíadas e paraolimpíadas 2016, sensibilizando-as para apreciação da mesma. As experiências vivenciadas durante o projeto proporcionou-nos uma oportunidade única de crescimento, troca de saberes e experiências: criança-criança; criança-adulto. A docência envolve o ensinar e o aprender e esses não são processos estanques, e sim contínuos. Tornar-se docente é superar barreiras todos os dias, é ir à busca de formação continuada, é ser mediador e ter muito amor pelo que faz. |