Resumo |
O projeto se trata de uma extensão do trabalho feito pelo Engenheiro de Produção Hermánio Henrique Silva responsável, durante o ano de 2016, pela implantação da gerência de projeto e da gestão do conhecimento na equipe BDP/UFV (believe do and play) de futebol de robôs. Além do que foi realizado pelo ex-graduando, houve, também, a implantação da gestão de pessoas, a utilização de novas ferramentas e a exclusão de outras anteriormente utilizadas, as quais não se mostraram tão eficazes. O principal objetivo foi manter os bons resultados alcançados pelo projeto anterior, e alterar o que não foi eficiente, a fim de garantir a organização da equipe. Para que as devidas ferramentas fossem identificadas e utilizadas, foram definidos subobjetivos como: implantação de ferramentas para manter o conhecimento adquirido, dentro da equipe; implantação de ferramentas como cronogramas e planos de ação; elaboração de um método de avaliação dos membros; criação de formas de arrecadação de fundos e realização de processos seletivos mais bem elaborados. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, em que o pesquisador interage diretamente com o grupo. Com isso, os passos seguidos pela pesquisadora foram: revisão bibliográfica, ambientação, aplicação do gerenciamento de projetos, adoção de ferramentas para a gestão de pessoas e adoção de métodos para a gestão do conhecimento. À partir disso, os resultados alcançados foram: a reorganização de pastas e arquivos no Google Drive, facilitando a organização e acesso; a criação de cronogramas eletrônicos individuais, com rápido e fácil acesso, facilitando o controle de atividades; a realização de reuniões gerais, individuais e por subequipes; a aplicação de formulários 5W2H, a fim de facilitar a passagem de conhecimento entre membros e impedir que o conhecimento adquirido fosse levado junto com os membros que deixavam a equipe; a criação de horários de sede para cada membro, a fim de aumentar a organização e o controle de presença; a utilização de Formulários Google para o controle de presença; a criação de check-lists pré-competições; a criação de um método de avaliação de membros, a fim de identificar os membros que não contribuíam para a equipe e, por fim, a criação de processos seletivos mais bem elaborados, permitindo uma melhor seleção membros. A partir da aplicação de todas essas ferramentas, foi possível um maior acompanhamento do desempenho de cada membro, além de uma maior organização dentro da equipe. Porém, percebeu-se que, por ser um processo ainda recente e em crescimento na equipe, ela ainda não possui uma maturidade suficiente para um sistema rígido de gestão e para a percepção da importância deste nos seus resultados, o que levou ao mal entendimento e/ou mal adesão de algumas das ferramentas utilizadas. Acredita-se que, atualmente, a maior dificuldade seria criar essa mentalidade nos membros, a fim de permitir uma melhor gerência e melhores resultados na equipe. |