Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10116

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Tatiana Silva Arsenio
Orientador NAYARA MACEDO DE LIMA JARDIM
Outros membros VANILDA DE PAIVA BASTOS
Título As ciências sociais e naturais na educação infantil : Descobrindo os órgãos dos cinco sentidos
Resumo O presente trabalho trata-se de um projeto de intervenção intitulado “Descobrindo os órgãos dos cinco sentidos”, planejado e desenvolvido a partir de demandas da disciplina EIN 386 - Ciências Naturais e Sociais na Educação Infantil. Teve como público-alvo crianças de dois a três anos de idade, da sala 2, do turno da tarde do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI), localizado na Universidade Federal de Viçosa. Trabalhar esse eixo temático com as crianças na educação infantil apresenta grande relevância para o seu desenvolvimento e construção do conhecimento, uma vez que, possibilita à criança conhecer o seu próprio corpo e suas respectivas funções. O projeto teve como objetivo ampliar o conhecimento das crianças acerca da temática, além de possibilitar oportunidades para que construam conhecimentos relacionados às ciências naturais e sociais. Especificamente objetivou-se proporcionar às crianças o conhecimento sobre os cinco sentidos, apresentando diferentes objetos que servirão como exemplos para representá-los. Utilizou-se do trabalho com projetos a partir de atividades lúdicas como metodologia para alcançar os objetivos. Utilizou-se ainda alguns objetos como cartaz, cartilhas contendo a biografia da autora, fotos, geleia sensorial, lixa, livros, chocalhos com diferentes materiais, tintas e alguns alimentos como pó de café, canela, iogurte natural e com sabor de morango. Como forma de registro foram utilizadas imagens fotográficas e algumas anotações a respeito das hipóteses levantadas pelas crianças durante a atividade. Desenvolveu-se nas intervenções duas atividades, sendo elas: "Conhecendo a autora Ruth Rocha" e "Brincando com os cinco sentidos". Por meio de tais atividades acredita-se que proporcionou-se às crianças experiências que contribuíram para a ampliação de seus conhecimentos acerca da temática, possibilitando além disso que estas sejam um sujeito ativo no processo de construção do seu conhecimento. Foi possível ainda verificar o re(conhecimento) e o interesse das crianças não somente pela biografia da autora Ruth Rocha, como também pelas suas obras, a exploração dos objetos disponíveis e o levantamento de hipóteses. Logo, as atividades proporcionaram ainda uma ampliação dos conhecimentos das crianças acerca das ciências naturais e sociais. Desenvolver o projeto “Descobrindo os órgãos dos cinco sentidos” teve grande relevância para minha formação enquanto docente, onde me proporcionou desenvolver e planejar atividades relacionadas as ciências sociais e naturais na educação infantil. Além disso, me proporcionou experiências em como desenvolver atividades relacionadas as ciências.
Palavras-chave Cinco sentidos, ciências sociais, ciências naturais.
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,66 segundos.