Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10111

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Natalicia Aparecida Máximo Cardoso
Orientador CEZAR LUIZ DE MARI
Título Educação e desenvolvimento social: considerações sobre a EJA
Resumo Esta pesquisa visa problematizar o papel atribuído à educação, além de relacionar com a realidade da Educação de jovens e adultos. Os dados aqui levantados são parciais e desenvolvidos a partir da participação da autora no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa, em que foi aprovado o projeto de pesquisa intitulado “A educação de jovens e adultos como instrumento de formação humana”. Com isso, pretende-se refletir sobre as responsabilidades atribuídas à educação, tendo-a como única responsável pelo desenvolvimento social dos indivíduos, sendo a EJA fortemente representada nesse contexto. A justificativa desta pesquisa se deve à necessidade de mais referências sobre o tema da EJA e sua realidade, com o propósito de aprimorar a pesquisa do mestrado que se encontra em andamento. Metodologicamente, o trabalho se divide em duas etapas: a primeira trata-se da revisão bibliográfica de autores que tratam da EJA e educação como desenvolvimento social, a segunda trata da produção de um artigo que disserte sobre os conceitos já mencionados. Como resultados parciais, até o presente momento, podemos destacar que: partindo do princípio de que essa modalidade de ensino surgiu da necessidade de aperfeiçoamento de mão-de-obra para as indústrias, muito já se avançou nas demonstrações de que a EJA é também um instrumento de inclusão social; a EJA tem sido discutida como direito ou compensação/complementação curricular diante dos prejuízos historicamente produzidos quando se deixa à margem do acesso escolar um conjunto de cidadãos, ferindo um direito fundamental para o pleno exercício da vida social. Os pressupostos teóricos que embasam esta pesquisa procedem de Paulo Freire (2017), que incorpora as vivências no contexto escolar como estratégia para o desenvolvimento da autonomia na aprendizagem e da transformação da realidade do aluno. Buscamos em Cunha (1985) respaldo para nos opôr à crença de que a educação é o “único” caminho para uma sociedade mais justa e igualitária; e em Dubet (2004) destacamos que a igualdade de oportunidades e justiça não é garantida pela simples aquisição de diploma de EJA; e, finalmente, podemos afirmar que a modalidade da EJA contribui para desenvolvimento social, na medida em que amplia o acesso de cidadãos, antes distantes do mundo das letras, ao exercício do direito de pensar e agir autonomamente.
Palavras-chave Educação, EJA, Inclusão
Forma de apresentação..... Painel
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