Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10103

ISSN 2237-9045
Instituição Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Jéssica Nazareth Moreira
Orientador Isac da Silva Haber
Título Dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização e letramento
Resumo A presente pesquisa aborda o tema “Dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização e letramento”. O interesse para a elaboração e realização da mesma parte da curiosidade de compreender o que de fato são as dificuldades de aprendizagem, a forma como isso afeta o processo de alfabetização e letramento do aluno e como os professores encaram essas dificuldades. Acredita-se que as dificuldades de aprendizagem sejam causadas por fatores biológicos e fatores não-biológicos, para tanto, o objetivo geral desta pesquisa é demonstrar os principais fatores e causas de dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização e letramento e verificar a postura do professor diante disso. Para alcançar este objetivo foi necessário verificar quais são os principais fatores e causas de dificuldades de aprendizagem; verificar se os professores tem algum conhecimento sobre essas dificuldades; verificar qual postura os professores tem após identificar um problema de dificuldade de aprendizagem, e por fim, verificar se os professores utilizam de uma metodologia diferente para auxiliar o aluno com dificuldades. Portanto, foi realizada uma pesquisa em duas escolas da rede municipal e pública de ensino da cidade de Astolfo Dutra – MG. Inicialmente houve um primeiro contato com a direção de ambas as escolas, e posteriormente, foram distribuídos 17 questionários, compostos por 13 questões abertas e fechadas, em envelopes lacrados, contendo duas vias do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e um questionário. O público para essa amostra foram os professores da rede municipal e pública de ensino da cidade de Astolfo Dutra – MG, correspondendo a um total de 10 professores participantes da pesquisa, que equivale a aproximadamente 59% do público total. A análise dos dados foi feita com base no Referencial Teórico destacando autores como Magda Soares, Corine Smith e Lisa Strick, Karina Pinto e Carla Menezes. Os resultados encontrados indicam que, do ponto de vista dos professores, as dificuldades de aprendizagem são causadas por fatores não-biológicos, sendo os problemas familiares o fator principal. Observa-se que os professores optam por utilizar uma metodologia diferente para auxiliar o aluno no seu desenvolvimento, além de optarem por conversar com o aluno em primeiro lugar, oferecendo apoio para superar suas dificuldades e, somente comunicar aos pais caso não obtenha melhoras no desempenho.
Palavras-chave Aluno, aprendizagem, dificuldades.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,60 segundos.