Resumo |
A presente pesquisa aborda o tema “Dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização e letramento”. O interesse para a elaboração e realização da mesma parte da curiosidade de compreender o que de fato são as dificuldades de aprendizagem, a forma como isso afeta o processo de alfabetização e letramento do aluno e como os professores encaram essas dificuldades. Acredita-se que as dificuldades de aprendizagem sejam causadas por fatores biológicos e fatores não-biológicos, para tanto, o objetivo geral desta pesquisa é demonstrar os principais fatores e causas de dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização e letramento e verificar a postura do professor diante disso. Para alcançar este objetivo foi necessário verificar quais são os principais fatores e causas de dificuldades de aprendizagem; verificar se os professores tem algum conhecimento sobre essas dificuldades; verificar qual postura os professores tem após identificar um problema de dificuldade de aprendizagem, e por fim, verificar se os professores utilizam de uma metodologia diferente para auxiliar o aluno com dificuldades. Portanto, foi realizada uma pesquisa em duas escolas da rede municipal e pública de ensino da cidade de Astolfo Dutra – MG. Inicialmente houve um primeiro contato com a direção de ambas as escolas, e posteriormente, foram distribuídos 17 questionários, compostos por 13 questões abertas e fechadas, em envelopes lacrados, contendo duas vias do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e um questionário. O público para essa amostra foram os professores da rede municipal e pública de ensino da cidade de Astolfo Dutra – MG, correspondendo a um total de 10 professores participantes da pesquisa, que equivale a aproximadamente 59% do público total. A análise dos dados foi feita com base no Referencial Teórico destacando autores como Magda Soares, Corine Smith e Lisa Strick, Karina Pinto e Carla Menezes. Os resultados encontrados indicam que, do ponto de vista dos professores, as dificuldades de aprendizagem são causadas por fatores não-biológicos, sendo os problemas familiares o fator principal. Observa-se que os professores optam por utilizar uma metodologia diferente para auxiliar o aluno no seu desenvolvimento, além de optarem por conversar com o aluno em primeiro lugar, oferecendo apoio para superar suas dificuldades e, somente comunicar aos pais caso não obtenha melhoras no desempenho. |