Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10102

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Bruna Vasconcelos Pengo
Orientador ANDRESSA CARMO PENA MARTINEZ
Título Processos de Projeto Colaborativos em Fragmentos Urbanos
Resumo Nos dias atuais, é perceptível a valorização dos processos digitais e suas múltiplas possibilidades, principalmente na área da Arquitetura e Urbanismo. Estes métodos estão transformando o modo de projetar, viabilizando novas propostas, com geometrias variadas e mais complexas.
Neste sentido, esta pesquisa tem o objetivo de fazer um estudo conceitual dos processos de projeto colaborativos com o objetivo de inseri-los em fragmentos urbanos, ou seja, esta investigação trata de um estudo prático da relação de design participativo no espaço público urbano, mediado por ferramentas digitais. Com cunho experimental, a pesquisa associa-se a projetos que estão em andamento, como o projeto JAM! Diálogos Emergentes e Processos Digitais de Projeto (processo FAPEMIG TEC-AQP-00924-15), que direciona suas discussões para comunidades, no intuito de preparar experimentos práticos que subsidiem as intervenções produzidas no espaço público. Os experimentos foram divididos em duas naturezas: (1) sistema construtivo a partir de conectores impressos em 3D e (2) intervenções responsivas com microcontrolador do tipo arduíno. Esta pesquisa também acompanhou e subsidiou o experimento prático desenvolvido pelos alunos da disciplina Arq 621 (Novas Tecnologias na Produção do Edifício), a partir de projetos responsivos, projetados em software rhino e grasshopper e controlados por microcontroladores do tipo arduino. Foram realizados estudos de programação para viabilizar a montagem de protótipos responsivos. A pesquisa utilizou como equipamentos impressora 3D, máquina de corte a laser e práticas de programação (sensores e motores controlados por placas arduino UNO).
Portanto, a participação nesses projetos práticos visaram a instrumentação como subsidio para pequenas intervenções em comunidades de Viçosa.
Por fim, a pesquisa parte para a interpretação destas atividades, de modo a obter conclusões teóricas relacionadas às práticas colaborativas de pequenas intervenções em contextos urbanos e as possibilidades de interação com agentes locais.
Palavras-chave processos digitais, arduino, impressão 3d
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,59 segundos.