Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10099

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Departamento de Engenharia Florestal
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Maria Bevilacqua Alves
Orientador GUMERCINDO SOUZA LIMA
Outros membros Jéssica Ribeiro de Oliveira, Júlia Diniz Silva, Lilian Oliveira Silveira, Luan Abner Rodrigues de Britto, Mary Mar Isidoro Silva, Rafaela Araujo Oliveira Mangini
Título GEIA-Mata - UTILIZANDO DE TRILHAS INTERPRETATIVAS E ATIVIDADES LÚDICAS PARA CONSTRUIR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL INSERIDA NO ESPAÇO MATA DO PARAÍSO, VIÇOSA MINAS GERAIS
Resumo O trabalho realizado pelo Grupo de Educação e Interpretação Ambiental GEIA-Mata consiste em utilizar a Estação de Pesquisa, Treinamento e Educação Ambiental da Mata do Paraíso, espaço pertencente à Universidade Federal Viçosa e gerido pelo Departamento de Engenharia Florestal, que visa a preservação, pesquisa, treinamento e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental. Atualmente a Mata do Paraíso representa um dos maiores fragmentos florestais remanescentes da região de Viçosa, com seus aproximados 200 hectares de Mata Atlântica em estado médio e avançado de regeneração, e apresenta vários atrativos para os diferentes tipos e perfis de visitantes.
O GEIA-Mata foi criado em 2003, com o intuito de atender à crescente demanda por uma uma educação ambiental crítica na cidade de Viçosa, visando ultrapassar as paredes das escolas e levar os alunos do ensino básico, fundamental, médio, acadêmicos e comunidade em geral para o contato direto com a natureza e para além da educação formal. Durante esses 14 anos de história o grupo utiliza como artifício para promover atividades diferenciadas o Centro de Educação Ambiental, trilhas interpretativas e atividades lúdicas que estimulam os visitantes através de processos de constante reflexão e valorização da preservação do meio.
O projeto propõe auxiliar a prática da Educação Ambiental nas escolas de ensino público e particular de Viçosa, bem como as demais escolas da região, atendendo públicos do ensino básico, fundamental, médio, superior, técnico e demais membros da comunidade através de atividades de Educação e Interpretação Ambiental.
O trabalho desenvolvido pelo GEIA busca partilhar do conhecimento produzido na Universidade Federal de Viçosa com a população de Viçosa e região, promovendo um rico trabalho de extensão e integração do conhecimento científico, criando laços entre a universidade, as escolas e a comunidade. Neste sentido, partindo do pressuposto de que a educação ambiental deve ser construída e não imposta, este projeto traz também a oportunidade de se aprender junto aos visitantes, por meio de intensos momentos de trocas de vivências e socialização dos saberes populares.
O trabalho realizado pelo GEIA é uma das formas mais efetivas de trazer para a comunidade de Viçosa e região, a possibilidade de visitar a Mata do Paraíso e conhecer a realidade de um lugar que foi degradado durante tantos anos e que hoje se encontra praticamente regenerado, podendo assim vivenciar e entender a importância da preservação ambiental.
Almeja-se que os participantes envolvidos neste projeto, ao final de cada visita, adquiram sentimento de pertença ambiental e construam conhecimentos e compreensões, podendo assim, formar novos valores e desenvolver novos hábitos e comportamentos. Espera-se que consequentemente, a partir disto se tornem cidadãos transformadores de seu cotidiano, fugindo do mero aprendizado teórico e sem aplicação.
Palavras-chave Educação Ambiental, Mata do paraíso, Trilhas interpretativas
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,60 segundos.