Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10098

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística, Letras e Artes
Setor Departamento de Letras
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Everson Nicolau de Almeida
Orientador ANGELO ADRIANO FARIA DE ASSIS
Título Escrita e Interpretação do Brasil em Caderno de Poesias, de Maria Bethânia
Resumo As inter-relações existentes entre literatura e história nos ajudam a compreender os traços culturais, artísticos, sociais, históricos, étnicos e econômicos que integram a sociedade brasileira em sua dimensão identitária. Partindo das relações entre essas duas áreas do conhecimento, a presente proposta de comunicação busca analisar de maneira comparada a obra Caderno de Poesias (2015), da intérprete baiana Maria Bethânia. A obra em questão é resultado da participação de Bethânia – a cantora realizou a leitura de textos literários e interpretou canções sob o título de Leitura de textos e poemas reunidos - no projeto Sentimentos do Mundo, promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2009, e que contou com a presença de inúmeros pesquisadores e intelectuais de renome em suas áreas de atuação. Em 2015, quando Maria Bethânia completou cinquenta anos de carreira, a Editora UFMG lançou o livro Caderno de Poesias, no qual estão contidos os poemas e canções selecionados pela autora, bem como imagens, que passaram a integrar a versão impressa da obra. Inserida em um contexto de prática cultural específica, a literatura ganha novas abordagens, pois é relacionada a outros discursos e seu estudo é encarado como um fenômeno complexo de intertextualidade. Deste modo, nesta comunicação pretendo apresentar parte da minha pesquisa, na qual investigo o modo pelo qual Caderno de Poesias constitui um ensaio sobre uma visão de Brasil, compreendido através de um estudo comparado entre literatura e história, a fim de que seja possível analisar a obra em seu caráter literário e historiográfico, em diálogo com sua dimensão estrutural. Assim, por meio das intertextualidades entre fragmentos textuais e imagens, as representações que compõem o Caderno imprimem noções de alteridades e polifonias dos grupos étnicos brasileiros que integram as diversas identidades cultuais configuradas pela autoria de Maria Bethânia. Para que seja possível um exercício comparativo entre literatura e história em tal análise, é necessário retomar trabalhos historiográficos que constituem interpretações sobre o Brasil. Autores como Gilberto Freyre (1998), Sérgio Buarque de Holanda (1995) e Caio Prado Junior (2000), além de obras específicas do campo literário, como as de Antônio Cândido (2014), Alfredo Bosi (1992) e Silviano Santiago (2000) são referências indispensáveis para compreender os diálogos culturais presentes no Caderno de Poesias. Sendo assim, a questão a ser compreendida diz respeito a uma obra em que estão contidos múltiplos aspectos da constituição de identidades que se entendem plurais (Hall,2000, 2003), formadas de polifonias e alteridades (Bakhtin, 1981) e que estão presentes em relações de intertextualidade (Kristeva, 2005) entre os fragmentos textuais e imagens.
Palavras-chave Literatura, História, Maria Bethânia
Forma de apresentação..... Oral
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