Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10095

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Raquel Valani
Orientador CRISTIANE LOPES ROCHA DE OLIVEIRA
Outros membros ELIDA LOPES MIRANDA
Título Educação e Diversidade: Uma análise das interfaces entre Educação do Campo e Educação Inclusiva na cidade de Castelo-ES
Resumo A concepção da importância da escola no processo de aprendizagem é a de ser, inevitavelmente, o espaço de aquisição de conhecimentos que cria condições de inserir e modificar indivíduos, e transformar a sociedade nas suas estruturas políticas, econômicas, sociais e culturais. A partir desses aspectos, é de suma importância o reconhecimento das identidades presentes nas escolas no sentido de valorizar as diversidades, e assim, atender a todos os tipos de sujeitos de vários âmbitos, com valores e costumes diferentes.
Voltando- se para Educação do Campo, a diversidade cultural presente é enorme: há desde agricultores, pescadores, ribeirinhos, assentados, índios, comunidades quilombolas, dentre outros. Dentro de toda essa pluralidade de pessoas, culturas e costumes, possuem também as pessoas com deficiência e, infelizmente, muitas instituições escolares não sabem valorizar as especifidades encontradas, além da falta de profissionais capacitados que atendam a esses estudantes.
Nesses termos, é essencial confirmar essa gama de pluralidades culturais nesses espaços, e não a padronização das identidades. Dessa forma, a mudança de postura e do olhar sobre a deficiência é necessária e fundamental no modo organizacional democrático. O presente trabalho traz uma análise das interfaces entre Educação Inclusiva e Educação do Campo e verifica as nuances presentes. Assim, a pesquisa faz uma reflexão de como se encontra a Educação Inclusiva em escolas do/no Campo nos anos finais do Ensino Fundamental na cidade de Castelo-ES, em 2018, sob o ponto de vista dos alunos regularmente matriculados, e que apresentam alguma deficiência e, a partir dos professores que os lecionam.
A pesquisa desse trabalho foi de cunho social, descritiva e exploratória, e de caráter qualitativa, no qual foi aplicado entrevistas semiestruturadas no intuito de refletir a educação inclusiva com as relações entre: professor x aluno, aluno x educação inclusiva, professor x educação inclusiva e Educação do Campo x Educação Inclusiva.
O que se percebe é a fragilidade do sistema educacional em promover a inclusão efetiva nas escolas temos, principalmente, a integração ou até mesmo a exclusão dessas pessoas. Além disso, o/a professor/a tem-se deparado com grande dificuldade em criar metodologias, propostas pedagógicas, e até mesmo, em receber esses alunos/as em sala de aula, devido à falta de formação profissional em atender esses/as estudantes.
Palavras-chave Educação do Campo, Educação Inclusiva, Deficiência
Forma de apresentação..... Oral
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