ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Ciências Humanas |
Setor | Departamento de Educação |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | Outros |
Primeiro autor | Raquel Valani |
Orientador | CRISTIANE LOPES ROCHA DE OLIVEIRA |
Outros membros | ELIDA LOPES MIRANDA |
Título | Educação e Diversidade: Uma análise das interfaces entre Educação do Campo e Educação Inclusiva na cidade de Castelo-ES |
Resumo | A concepção da importância da escola no processo de aprendizagem é a de ser, inevitavelmente, o espaço de aquisição de conhecimentos que cria condições de inserir e modificar indivíduos, e transformar a sociedade nas suas estruturas políticas, econômicas, sociais e culturais. A partir desses aspectos, é de suma importância o reconhecimento das identidades presentes nas escolas no sentido de valorizar as diversidades, e assim, atender a todos os tipos de sujeitos de vários âmbitos, com valores e costumes diferentes. Voltando- se para Educação do Campo, a diversidade cultural presente é enorme: há desde agricultores, pescadores, ribeirinhos, assentados, índios, comunidades quilombolas, dentre outros. Dentro de toda essa pluralidade de pessoas, culturas e costumes, possuem também as pessoas com deficiência e, infelizmente, muitas instituições escolares não sabem valorizar as especifidades encontradas, além da falta de profissionais capacitados que atendam a esses estudantes. Nesses termos, é essencial confirmar essa gama de pluralidades culturais nesses espaços, e não a padronização das identidades. Dessa forma, a mudança de postura e do olhar sobre a deficiência é necessária e fundamental no modo organizacional democrático. O presente trabalho traz uma análise das interfaces entre Educação Inclusiva e Educação do Campo e verifica as nuances presentes. Assim, a pesquisa faz uma reflexão de como se encontra a Educação Inclusiva em escolas do/no Campo nos anos finais do Ensino Fundamental na cidade de Castelo-ES, em 2018, sob o ponto de vista dos alunos regularmente matriculados, e que apresentam alguma deficiência e, a partir dos professores que os lecionam. A pesquisa desse trabalho foi de cunho social, descritiva e exploratória, e de caráter qualitativa, no qual foi aplicado entrevistas semiestruturadas no intuito de refletir a educação inclusiva com as relações entre: professor x aluno, aluno x educação inclusiva, professor x educação inclusiva e Educação do Campo x Educação Inclusiva. O que se percebe é a fragilidade do sistema educacional em promover a inclusão efetiva nas escolas temos, principalmente, a integração ou até mesmo a exclusão dessas pessoas. Além disso, o/a professor/a tem-se deparado com grande dificuldade em criar metodologias, propostas pedagógicas, e até mesmo, em receber esses alunos/as em sala de aula, devido à falta de formação profissional em atender esses/as estudantes. |
Palavras-chave | Educação do Campo, Educação Inclusiva, Deficiência |
Forma de apresentação..... | Oral |